Panorama
 
 
 

IBAMA E INSTITUTO CHICO MENDES REALIZAM
CONSULTA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DA RESEX RENASCER

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

Santarém (18/12/2007) - Na quinta-feira passada,13, o Ibama e o Instituto Chico Mendes realizaram na Comunidade de Espírito Santo do Rio Tamuataí, em Prainha, no oeste do Pará, Consulta Pública para a criação da Reserva Extrativista Renascer. O TRF da 1ª região derrubou liminar obtida pela prefeitura de Prainha que impedia a realização da consulta. Participaram da consulta, além do Gerente Executivo do Ibama em Santarém, Daniel Cohenca, o coordenador geral de Resex e RDS, Alexandre Cordeiro, e a coordenadora de gestão de Resec e RDS Érika Fernandes, do ICMBio.

A Consulta Pública é uma das últimas etapas necessárias à criação da Resex Renascer, e reuniu mais de 400 pessoas, entre lideranças comunitárias, sindicalistas e representantes da sociedade civil, que se manifestaram, na maioria, favoravelmente à criação da Unidade de Conservação. Durante a consulta algumas propostas acaloraram o debate, vários esclarecimentos foram conduzidos e toda a discussão será considerada na elaboração da proposta final para a criação da unidade. Agora, a Diretoria de Unidades de Conservação de Uso Sustentável do Instituto Chico Mendes encaminhará a proposta ao Ministério do Meio Ambiente, após segue para a Casa Civil para a assinatura presidencial do decreto de criação.

A região onde deve ser criada a Resex Renascer ganhou notoriedade nacional e internacional no final de 2006, quando comunitários retiveram na comunidade de Santa Maria do Uruara, cinco balsas carregadas de madeira ilegal, que foram apreendidas pelo Ibama, gerando grande tensão entre a população tradicional e os madeireiros na área. A criação da Unidade de Conservação é discutida na região há mais de quatro anos, e é uma antiga exigência da população local. A Resex Renascer deve contribuir para a resolução dos conflitos existentes na área, salvaguardando os direitos das populações tradicionais residentes e a sustentabilidade ambiental no uso dos recursos naturais da região.—
Christian Dietrich

+ Mais

Ibama e Governo do Pará assinam acordo de Cooperação

Acordo visa à doação imediata das apreensões de madeira à Sema
Belém (18/12/07) - A partir deste mês, passa vigorar acordo de Cooperação que prevê a possibilidade de doação imediata de madeiras apreendidas pelo Ibama ao Governo do Estado do Pará. Será exigido que o Governo do Estado preste contas ao Ibama sobre os produtos recebidos. Durante a assinatura do acordo, feita no início de dezembro, entre o Ibama e o Governo do estado do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), estiveram presentes a Governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, o Presidente do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto, o Superintendente do Ibama no Pará, Aníbal Picanço e o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Valmir Ortega.

O Acordo ainda pretende otimizar os sistemas de controle, fiscalização, proteção e preservação do meio ambiente e as condições estruturais e de recursos humanos para a execução da política ambiental pelos órgãos de meio ambiente integrantes do Sisnama no estado do Pará e disponibilizar informações de interesse público, por meio físico, digital ou pela internet, além da criação de sistemas de controle de participação social. Especificamente ao Ibama cabe também cooperar com a Sema na capacitação do pessoal envolvido nas atividades técnicas, decorrentes do termo de Cooperação e constituir Comissão de Avaliação de Doação de Bens Apreendidos, que funcionará na Superintendência do Ibama no Estado do Pará, com jurisdição em todo o Estado.

Já ao Governo do estado, por meio da Sema, caberá dar destinação adequada aos produtos e subprodutos florestais recebidos por doação do Ibama Pará. E, se houver leilão desses produtos, a Sema fará a avaliação prévia do bem, antes da entrega dos bens. A Sema também fica responsável pela autorização, licenciamento, controle, monitoramento e fiscalização do transporte, o beneficiamento e a comercialização das doações feitas pelo Ibama.Durante os próximos cincos anos, prazo de vigência do acordo, o Ibama e a Sema terão reuniões semestrais para o acompanhamento e avaliação da Cooperação.

Para o Superintendente do Ibama, Dr. Aníbal Picanço, referido acordo de Cooperação “constitui valioso instrumento para otimizar as ações voltadas à destinação dos bens apreendidos, evitando-se que os mesmos pereçam em decorrência da excessiva exposição às intempéries climáticas, bem como evitará que os bens apreendidos sejam objeto de roubos e furtos. O acordo entabulado com o Estado do Pará atenderá, também, a demandas do Ministério Público do Estado que expediu recomendação ao Ibama para que se promova a imediata destinação útil dos materiais apreendidos”.
Luciana Almeida

+ Mais

Reserva Biológica do Rio Trombetas recebe visita do KFW

Belém (19/12/07) - Representantes do KFW – BANKENGRUPPE, da Alemanha, um dos doadores de recursos do Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia), visitaram a Rebio (Reserva Biológica) do Rio Trombetas nos dias 9 e 10 deste mês.

Os recursos do KFW têm sido fundamentais para a manutenção da estrutura física da Rebio e para a melhoria do apoio às atividades de pesquisa e proteção da biodiversidade. Recentemente, as Bases do Tabuleiro e do Santa Rosa, no interior da unidade, passaram por reforma completa e adequação das instalações com recursos do Programa ARPA.

Os representantes da instituição conheceram as instalações reformadas e as diversas atividades desenvolvidas nas áreas de pesquisa, proteção e integração com comunidades do entorno. Na visita, o grupo conheceu o trabalho de proteção dos tabuleiros de desova de quelônios (animais de casco), onde também são desenvolvidas diversas pesquisas, e a Comunidade Último Quilombo do Erepecu, que tem atuado como parceira na proteção de áreas de reprodução de Tracajá e Iaçá – quelônios que têm sua área de vida no lago Erepecu. Também observaram as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Base Santa Rosa, em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com a participação de estudantes voluntários.

Durante o passeio, a equipe conheceu um castanhal no lago do Jacaré, no interior da Rebio e ficaram impressionados com a biodiversidade. Os representantes do KFW também foram recebidos na Comunidade da Tapagem, no entorno da Unidade, onde puderam conversar com comunitários e sentir sua percepção quanto à atuação do Instituto Chico Mendes na região.

Espera-se, em breve, outras visitas de colaboradores, que são da maior importância para a captação de recursos destinados à manutenção de Unidades de Conservação de Proteção Integral e para a conservação da biodiversidade.
Luciana Almeida

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.