Panorama
 
 
 

POLÍCIA AMBIENTAL COMEMORA 58 ANOS DE ATIVIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2007

17/12/2007 - No dia 14 de dezembro de 1949, o 1º sargento Odilon Espínola Neto fundou o primeiro contingente policial em defesa do meio ambiente, na ocasião, composto por 27 policiais.

Desde a sua fundação, a Polícia Ambiental realizou mais de 85 mil atendimentos e ganhou o reconhecimento como a maior força de policiamento ambiental da América Latina.

Com tanto trabalho, esses 58 anos não poderiam passar sem grandes comemorações e foi com toda a pompa que grande parte do contingente de São Paulo festejou o aniversário na última sexta-feira (14/12) na sede da Polícia Ambiental, no bairro da Vila Mariana, zona sul da Capital.

O secretário Ronaldo Marzagão anunciou a efetivação de mais 282 policiais no comando ambiental. “Preservar o meio ambiente é uma forma importantíssima de preservar a vida, que é a função principal da Polícia Militar”, declarou. Para o secretário Xico Graziano, os policiais ambientais são essenciais para a efetividade da fiscalização ambiental. “É impossível fazer política ambiental sem fiscalização e isso não se faz sem a polícia ambiental”, enfatizou.

O momento mais esperado da festa foi a entrega das medalhas cinqüentenário. Os 22 agraciados, entre militares e civis, foram escolhidos por somarem esforços no trabalho diferenciado do policiamento ambiental, com demonstração de preocupação com as causas ambientais.

Para o 2º Sargento Ilson Ricardo Dillio, um dos homenageados, a familiaridade com a natureza veio de sua infância vivida no sítio em Presidente Prudente. “Certa vez consegui salvar 5 filhotes de papagaio que haviam caído no Rio Paraná. Foi muito gratificante.” - relatou emocionado.

Já para o Cel. José Paulo Menegucci, também agraciado com a medalha, um dos trabalhos mais difíceis é a apreensão de animais silvestres. “É um momento muito triste porque os encontramos em condições precárias de transporte, por isso é tão gratificante conseguir recuperar esse animais”, afirmou.

Entre os civis homenageados com a medalha, criada pelo Decreto Estadual n.º 44.488, de 06 de dezembro de 1999, estavam os secretários estaduais de segurança pública e meio ambiente, Ronaldo Marzagão e Xico Graziano, além do jornalista Heródoto Barbeiro e de Maria Antônia Civita, do grupo Abril.

Os militares homenageados foram os coronéis Roberto Antônio Diniz, José Roberto Martins Marques, José Paulo Menegucci, Ademir Aparecido Ramos, Daniel Barbosa Rodrigueiro, Jorge Luiz Pereira, Roberto Costa, Ailton Araújo Brandão, Ariovaldo Sérgio Salgado e David Antônio de Godoy, o Subtenente Roberto dos Santos Ribeiro, os primeiros sargentos Sebastião de Paula Romão e Donizete Aparecido Parra Palombo, os segundos sargentos Ilson Ricardo Dillio e Marco Antônio Rodrigues, o Cabo Paulo Cavalcante Taicico e o Soldado Hélio Felix dos Santos.

Para o comandante da polícia Militar Ambiental, Cel. Ronaldo Severo Ramos, o 1º sargento Odilon Espínola Neto deixou um legado de preservação à natureza. “Ao final de cada ação tenho a satisfação do dever cumprido." - enfatizou.
Texto: Valéria Duarte
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.