Panorama
 
 
 

TRILHAS DE LONGO PERCURSO E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2007

“Trilhas de Longo Percurso e as Unidades de Conservação” é tema de Seminário Internacional

14/12/2007 - A Coordenação do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, com o objetivo de discutir a viabilidade de implantação de trilhas de longo percurso nos parques estaduais, contribuindo para consolidar o turismo na área de influência dessas unidades de conservação, promoveu nesta sexta-feira,14/12, no Auditório Augusto Ruschi, na sede da agência ambiental paulista, em São Paulo, o seminário internacional “Trilhas de Longo Percurso e as Unidades de Conservação”.

O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais com ampla experiência nesse segmento turístico, destacando-se relatos da trilha do Sendero, que une o Chile nos extremos Norte e Sul e, da Appalachian National Scenic Trail, que nos seus mais de 3,2 mil km cruza 14 estados norte-americanos. Já o Brasil, foi representado pela experiência da travessia Petrópolis-Teresópolis, considerada a maior trilha de longo percurso do país, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A terceirização de unidades de negócio e serviços nas áreas protegidas, tema muito presente nas discussões à cerca do uso público dos parques, também fez parte das discussões dos palestrantes envolvidos.

Na opinião de Luiz Roberto Numa de Oliveira, diretor de Operações da Fundação Florestal, órgão vinculado a SMA, o encontro é de vital importância para o desenvolvimento das atividades do projeto de ecoturismo na Mata Atlântica. “Ele dará subsídio às operações de trilhas das Unidades de Conservação (UCs), além de constituir excelente oportunidade de troca de experiências com os gestores das unidades de conservação de São Paulo, as operadoras de ecoturismo e os palestrantes presentes”, informou.

Para Anna Carolina Lobo, coordenadora do Projeto Ecoturismo Mata Atlântica, a implantação da Trilha do Continuun de Paranapiacaba, projeto em fase de estudo que prevê a instalação de um caminho de aproximadamente 130 km que interligará os três parques do Alto Vale do Ribeira (Petar, Intervales e Carlos Botelho), constitui “o principal produto do Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica, com capacidade de atração de público nacional e internacional”, previu.
Segundo José Amaral Wagner Neto, diretor executivo da Fundação Florestal, a importância do evento deve-se à viabilidade de subsídios necessários à implementação de uma política de ecoturismo voltada para o futuro “que garanta qualidade dos atrativos em si, e que seja em total sintonia com a política global da conservação das UCs”, avaliou.

“Quero valorizar a importância da sistemática de trabalho desse conjunto de pessoas de matizes variadas que nos respaldam em todos os temas que envolvem a política ambiental, disse Xico Graziano, secretário de Estado do Meio Ambiente.

“O patrimônio público tem que estar à serviço da comunidade. Se temos parques e áreas protegidas belíssimas que sejam compartilhadas não apenas pelos pesquisadores”, disse Graziano, “precisamos criar mecanismos adequados para permitir essa interação, fazendo com que pessoas tenham o devido respeito pela natureza”, concluiu.
Texto: Wanda Carrilho
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.