Panorama
 
 
 

GOVERNO AMPLIA E CRIA NOVAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

21/12/2007 - Suelene Gusmão - O governo federal assinou nesta sexta-feira (21) decreto criando e ampliando mais 151.263 mil hectares de Unidades de Conservação (UC) no Brasil. Este total se soma aos cerca de 20 milhões de hectares de UC criadas nos últimos quatro anos e meio, sendo 11 milhões deles de proteção integral. As áreas estão situadas nos estados da Bahia e do Amazonas e representam mais um passo em direção ao cumprimento das metas constante na Resolução Conabio nº 3. De acordo com estas metas, em até 2010, o País deverá proteger 30% do bioma Amazônia, 10% de cada um de todos os outros biomas e ainda 10% do bioma que compreende as zonas costeira e marinha.

Pelo decreto, foram ampliados em mais 19.407 hectares a Estação Ecológica de Cuniã, no Amazonas, de um total de 72.628 hectares; ampliados em mais 7.100 hectares a Reserva Biológica de Una, na Bahia; criados 23.400 hectares do Refúgio de Vida Silvestre de Una (BA); criados 894 hectares do Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades (BA) e criados ainda 100.462 hectares da Reserva Extrativista de Cassurubá, também na Bahia. A proposta brasileira é de nos próximos três anos criar mais 100 milhões de hectares de UC.

A criação do Refúgio de Vida Silvestre de Una, assim como a ampliação da Reserva Biológica de Una, vem coroar um trabalho de proteção e preservação do conjunto Mata Atlântica. A região é considerada uma das mais ricas em termos de flora e fauna de toda a floresta, onde foram recentemente identificadas 423 espécies de animais e cerca de 600 espécies de plantas, sendo que 2% destas plantas são novas para a ciência, 22% são endêmicas da Mata Atlântica, dentre as quais algumas sob risco de extinção.

Próximo ao Arraial D'Ajuda foi criado o Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades com 894 hectares. Local de um ambiente singular extremamente frágil, formado pelos últimos remanescentes de brejos, restingas e manguezais em bom estado de conservação, sob intensa pressão de uso. Possui ainda formações que abrigam pelo menos uma espécie endêmica de lagarto Cnemidophorus nativo. A flora possui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção como orquídeas e bromélias, várias delas únicas do extremo sul da Bahia.

No bioma Amazônico foi ampliada a Estação Ecológica de Cuinã em 19.407 hectares, totalizando 72.628 ha. A área está localizada no norte do estado de Rondônia, abrangendo importantes microbacias hidrográficas do rio Madeira em seu curso médio. Sua ampliação propiciará proteção a diversos tipos de formações vegetais como florestas ombrófilas abertas, florestas inundáveis e formações pioneiras sob influência fluvial, além de manchas de savana amazônica. A iniciativa propiciará a manutenção da enorme diversidade biológica ligada aos ecossistemas aquáticos, por meio da proteção de inúmeros igarapés e lagos que funcionam como berçários naturais para diversas espécies de peixes. A ampliação da estação ecológica, por meio da incorporação das microbacias dos igarapés Cuniazinho e Apuniã, também contribuirá para a manutenção do estoque pesqueiro no rio Madeira, proporcionando maior sustentabilidade das atividades produtivas e extrativistas da população da Reserva Extrativista Cuniã.

Por fim, foi criada a Reserva Extrativista de Cassurubá com 100.462 hectares entre as cidades de Caraíva e Nova Viçosa, a região abriga uma diversidade de mariscos, aves e peixes, a Unidade também beneficiará uma comunidade ribeirinha com cerca de 350 famílias que sobrevivem de atividades extrativistas no local. Fundamental para a preservação dos ecossistemas costeiro e marinho, a região onde está instalada a Resex de Cassurubá é considerada o berçário da biodiversidade de Abrolhos.
UCs criadas e ampliadas

1. Ampliação da Estação Ecológica de Cuniã (AM) - 19.407 hectares (Total = 72.628 hectares);
2. Ampliação da Reserva Biológica de Una (BA) - 7.100 hectares (Total = 18.500 hectares);
3. Criação do Refúgio de Vida Silvestre de Una (BA) - 23.400 hectares;
4. Criação do Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades (BA) 894 hectares;
5. Criação da Reserva Extrativista de Cassurubá (BA) - 100.462 hectares.

+ Mais

Governo apóia criação de cadeia produtiva do agroextrativismo

26/12/2007 - Lúcia Leão - O governo federal trabalha para lançar, até meados de 2008, uma política nacional de valorização e fortalecimento das cadeias produtivas dos produtos da sociobiodiversidade explorados por agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades e povos tradicionais. O assunto está em discussão nas áreas técnicas dos ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário, que já realizaram quatro seminários no Pará, Acre, Paraná e Goiás, envolvendo 320 pessoas, entre representantes de comunidades extrativistas e dos setores empresarial e acadêmico. Outros dois encontros serão realizados no Rio de Janeiro e na Bahia antes do Seminário Nacional, previsto para o próximo mês de fevereiro de 2008, que aprovará a política e definirá as primeiras cinco cadeias produtivas que receberão apoio de doze ministérios e dos agentes financeiros oficiais.

"O objetivo é dar eficiência econômica ao agroextrativismo dentro do conceito da sociobiodiversidade, o que implica preservação cultural, social e ambiental e inclusão econômica das áreas e das comunidades envolvidas", explica Claudia Calorio, coordenadora de Agroextrativismo da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Paralelamente aos estudos interministeriais, o Ministério do Meio Ambiente já implantou um projeto demonstrativo para a cadeia produtiva do babaçu envolvendo 25 grupos de beneficiamento dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão, todos na região do Bico do Papagaio. O produto foi escolhido pelo seu grande potencial econômico e pela importância sociocultural das quebradeiras de coco. O fortalecimento da cadeia produtiva vai permitir o melhor aproveitamento do babaçu: além do óleo extraído da amêndoa, o fruto pode ser aproveitado na produção de farinha do mesocarpo na produção de carvão do endocarpo.
O projeto demonstrativo está na fase de diagnóstico e identificação dos principais gargalos da cadeia produtiva do babaçu. Um dos principais é a falta de estrutura e de organização da produção para criar parâmetros e garantir o controle de qualidade exigidos pelo mercado. Os passos seguintes para a implantação da cadeia serão dados de a acordo com metodologia que está sendo desenvolvida por técnicos do MMA em parceria com o Senai de Pernambuco e a agência alemã GTZ. O grupo está adaptando a sistemática adotada para as cadeias produtivas dos agronegócios familiares às peculiaridades dos produtos da sóciobiodiversidade.

Um segundo projeto demonstrativo já está em estudo pelo MMA para a cadeia produtiva da andiroba, a partir do óleo extraído de florestas nacionais e reservas extrativistas da Amazônia.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.