Panorama
 
 
 

GOVERNO ANUNCIA CRIAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UCs NO SUL DA BAHIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

Ao todo são 31 mil hectares em novas áreas protegidas de Mata Atlântica e ecossistemas costeiros
Brasília, 26 de dezembro de 2007 — Foi anunciada na última sexta-feira (21/12), a assinatura de decreto presidencial para a criação de duas Unidades de Conservação (UC) e a ampliação de uma UC no sul do estado da Bahia. As novas áreas protegidas são os Refúgios de Vida Silvestre Rio dos Frades (894 ha) e Una (23.400 ha) e a ampliação da Reserva Biológica de Una em 7.100 ha, que agora passa a ter 18.500 ha. Elas cobrem 31.394 hectares localizados em áreas que abrigam uma alta biodiversidade, grande número de endemismo de plantas e animais, além de várias espécies ameaçadas de extinção.

A criação dessas UCs é o primeiro resultado de uma ampla parceria coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a realização de estudos que visam a proposição de novas UCs no sul da Bahia e a ampliação de algumas já existentes. Os levantamentos foram realizados por uma Equipe Técnico-Científica (ETC) composta pelos governos dos estados da Bahia e Minas Gerais, municípios, universidades e organizações da sociedade civil. Esse grupo reúne mais de 25 instituições governamentais, sociedade civil organizada e universidades que estão trabalhando nesse propósito desde 2005. A ETC já realizou dezenas de reuniões e 10 consultas públicas. Neste procedimento, a mobilização da sociedade é muito importante para a contribuição e participação ao longo do processo, manifestando suas preocupações, sugestões e pontos de vista. Após um primeiro levantamento de dados biológicos e socioeconômicos, foram selecionadas 17 áreas prioritárias para criação/expansão de unidades de conservação, em função da sua importância biológica, relevância e grau de ameaça.

Hotspot de biodiversidade - Considerada um dos cinco hotspots de biodiversidade mais importantes do planeta - que são as áreas mais ricas em diversidade biológica e também as mais ameaçadas - a Mata Atlântica é um bioma prioritário para a conservação ambiental. Restam apenas 7% de sua cobertura vegetal original, onde existem cerca de oito mil espécies de plantas e mais de 800 espécies da fauna de vertebrados (aves, répteis, anfíbios, peixes e mamíferos) que só são encontradas ali e em mais nenhum outro lugar do mundo. “Diante da importância do bioma e considerando a fragmentação das áreas ainda restantes na Bahia, a proteção dos 31.394 hectares em UCs é um passo determinante para os esforços de conservação na Mata Atlântica”, comenta Luiz Paulo Pinto, diretor do Programa Mata Atlântica da Conservação Internacional (CI-Brasil), uma das ONGs que integrou a Equipe Técnico-Científica responsável pelos estudos para a criação das UCs. Após 500 anos de destruição, a perda da Mata Atlântica na Bahia foi ainda mais intensa. Ciente dessa realidade e da grande riqueza biológica da região, Luiz Paulo Pinto espera que a boa notícia sobre o anúncio destas UCs seja em breve acompanhada de conquistas futuras, com a criação e ampliação da área de outras Unidades de Conservação prevista nos levantamentos.

Abaixo, um resumo descritivo sobre as novas áreas anunciadas pelo governo federal:

Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades (Criação)

O Refúgio de Vida Silvestre (Revis) do Rio dos Frades ocupa 894 hectares na região de restinga e estuário do rio dos Frades no município de Porto Seguro, próximo a Arraial D’Ajuda. Abriga uma das áreas mais bem conservadas de restinga do sul da Bahia. A restinga é um ecossistema associado à Mata Atlântica, representando as planícies litorâneas cobertas por deposição marinha e caracterizado pelo solo predominantemente arenoso e vegetação adaptada às condições salinas e arenosas sob influência de marés. Esse tipo de ambiente é encontrado em quase toda a costa brasileira, mas constitui um dos ecossistemas mais ameaçados e explorados no país.
É uma área de extrema importância para a conservação dos ecossistemas costeiros, de extraordinária beleza cênica e conta com uma riqueza considerável de plantas e animais, com destaque para uma espécie de lagarto endêmico (Cnemidophorus nativo). A região onde está inserido o Revis Rio dos Frades, que envolve os parques nacionais do Pau-Brasil, Monte Pascoal e Descobrimento, é também um importante centro de endemismo da Mata Atlântica, principalmente de aves e plantas. Estima-se que cerca 100 espécies de vertebrados endêmicos da Mata Atlântica ocorram nessa região, bem como espécies de animais ameaçados de extinção, como o mutum (Crax blumenbachii) e a cotinga (Cotinga maculata).

Refúgio de Vida de Vida Silvestre de Una (Criação)

A área do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) de Una é de 23.404 hectares, localizada no município de Una. O objetivo é o de incorporar fragmentos de floresta contínuos e quase contínuos e ecossistemas costeiros com a Reserva Biológica (Rebio) de Una, garantindo assim a integridade e a re-conexão desses fragmentos indispensáveis à manutenção da fauna e da flora da Rebio de Una. Ali vivem duas espécies de macacos só encontrados no sul da Bahia e bastante ameaçados: o mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e o macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus xanthosthernos). Extensas áreas de floresta bem conservadas estavam fora dos limites atuais da reserva, indispensáveis para sobrevivência desses macacos, assim como da maioria das plantas e animais da região.

Reserva Biológica de Una (Ampliação)

A Reserva Biológica (Rebio) de Una foi ampliada em 7.100 hectares, somando agora uma área total de 18.500 hectares, também no município de Una. A região já é referência mundial em riqueza e proteção da natureza, e protege alguns dos animais mais raros do planeta e símbolo da biodiversidade brasileira - macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus xanthosthernos).

A região da Rebio Una e do Revis Una é uma das mais ricas em biodiversidade do mundo. Já foram registradas para a região de Una mais de 950 espécies de plantas angiospermas, das quais cerca de 47% são endêmicas da Mata Atlântica (e 28% das espécies são encontradas somente entre o sul da Bahia e norte do Espírito Santo). A área também apresenta riqueza de fauna, sendo registrados mais de 580 espécies de vertebrados (mamíferos, aves, répteis e anfíbios), dos quais 92 são endêmicas da Mata Atlântica. A ampliação da proteção na área representa um esforço importante para a conservação de várias espécies de plantas e animais ameaçadas de extinção como os macacos acima citados e aves como o papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), a anambé-de-asa-branca (Xipholena atropurpurea) e o macuquinho-baiano (Scytalopus psychopompus). Juntos, a Rebio e o Revis têm forte potencial para atrair mais e novos investimentos na área sócio-ambiental, no município de Una.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.