Panorama
 
 
 

MANDANTE DA MORTE DE CHICO MENDES CUMPRE PRISÃO DOMICILIAR EM FAZENDA NO ACRE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

27 de Dezembro de 2007 - Alisson Machado - Repórter da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - O fazendeiro Darly Alves da Silva, mandante do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, está cumprindo prisão domiciliar por 90 dias numa fazenda no município de Xapuri (AC). A determinação é da juíza da Vara de Execuções Penais do Acre, Maha Kouzi Manasfi e Manasfi.

Darly foi condenado em dezembro de 11000 a 19 anos de prisão por encomendar a morte de Chico Mendes, em dezembro de 1988. Cumpriu três anos e fugiu da prisão em Rio Branco em fevereiro de 1993. Em 1996, foi recapturado e cumpriu mais oito anos de prisão. Em 2004, foi solto para cumprir liberdade condicional.

Durante o período em que esteve foragido, Darly se escondeu no município de Medicilândia (PA). Lá, o fazendeiro cometeu outro crime: utilizou documentos falsos para conseguir um empréstimo no Banco da Amazônia (Basa). Foi julgado e condenado a dois anos e meio de prisão, em regime fechado, e a pagamento de multa.

Em 2006, Darly Alves da Silva morava novamente na Fazenda Paraná, em Xapuri, onde encomendou a morte do líder seringueiro. Lá, o criminoso foi preso quando estava em um cartório. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Federal em Santarém (PA).

Darly não chegou a cumprir toda a pena e saiu do presídio Francisco de Oliveira Conde no último dia 22. O pedido de transferência do regime fechado para prisão domiciliar havia sido feito pelos advogados do fazendeiro em junho, mas só agora a Justiça concedeu o benefício.

De acordo com o advogado de defesa de Darly, Heitor Andrade Macedo, o fazendeiro está doente e, por causa da idade avançada, necessita de cuidados especiais. Segundo Andrade, Darly Alves da Silva foi submetido a uma junta médica estadual. A conclusão do relatório é de que o fazendeiro é portador de gastrite crônica.

"O senhor Darly tem diversos problemas de saúde. Após ser submetido a exames, a junta médica do Acre constatou que sua saúde necessitava de cuidados especiais e concedeu 90 dias de prisão domiciliar para que ele recebesse tratamento", alega o advogado.

A Fazenda Paraná, onde o criminoso cumprirá a prisão domiciliar, foi o local onde a morte de Chico Mendes foi planejada. No último sábado (22), mesmo dia em que o fazendeiro foi libertado, a morte do líder seringueiro completou 19 anos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.