Panorama
 
 
 

CETESB FLAGRA INDÚSTRIAS CLANDESTINAS DE GALVANOPLASTIA DE BIJUTERIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2008

10/01/2008 - Nos últimos quinze dias, a Agência Ambiental de Limeira da CETESB identificou e autuou quatro estabelecimentos que realizavam galvanoplastia de bijuterias clandestinamente, armazenando e lançando na rede de esgotos produtos altamente tóxicos. As ações para conter o avanço da informalidade nesse ramo de atividade estão sendo feitas em conjunto com a Delegacia Seccional de Polícia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros. A última ação realizada com sucesso foi nesta terça-feira (08/01), a partir de denúncia feita pela população.

“Um grande problema que estamos enfrentando na indústria de bijuterias de Limeira é a clandestinidade. Até pouco tempo, a principal atividade clandestina do setor era a montagem de bijuterias em pequenas residências e fundos de quintais, o que não provocava sérios problemas ambientais. Mas infelizmente a clandestinidade passou a acontecer com pequenas empresas de banhos químicos de galvanoplastia, que se instalam em pequenas áreas e são totalmente irregulares, com o agravante de trabalharem e armazenarem produtos químicos perigosos como sais de cianeto, ácidos nítrico e sulfúrico, além de lançarem efluentes líquidos sem tratamento nas redes de esgotos”, explica Adilson Rossini, gerente da Agência Ambiental de Limeira.

“É importante frisar”, continua Rossini, “que a questão ambiental é apenas uma pequena causa da clandestinidade, informalidade. As causas mais importantes são: sonegação de impostos, falta de registros de funcionários , não pagamento de encargos sociais, não regularização de autorizações de uso de produtos químicos pelo Ministério do Exército, e Polícias Federal e Civil. Em resumo, uma pequena indústria que não é regularizada pode prestar serviços de galvanoplastia de bijuterias por um preço muito mais competitivo, pois deixa de ter todos esses custos computados”.

A CETESB, por meio da agência local, vem atuando no combate a estas indústrias de duas formas: atendendo as denúncias feitas pela população e realizando inspeções e autuações por falta de licença. Segundo Rossini, as ações de controle e prevenção (P+L) à poluição feitas pela CETESB ao longo do tempo também têm trazido bons resultados. “Atualmente, temos cadastradas na CETESB 180 indústrias com processos galvânicos dotadas de sistemas de tratamento e devidamente licenciadas. A regularização ambiental desse tipo de indústria não é complicada e o tratamento dos efluentes líquidos tem tecnologia amplamente difundida, não representando grandes custos”, afirma o gerente.

O próprio setor e os órgãos envolvidos no assunto têm procurado uma melhor forma de resolver o problema da clandestinidade, realizando reuniões na Câmara Municipal, com a presença da Promotoria Pública e Prefeitura Municipal, visando ações para conter o avanço da informalidade. “Essas ocorrências demonstram a necessidade de iniciarmos, em breve, a III fase do Projeto P+L, além de continuarmos com o nosso trabalho de fiscalização e orientação técnica voltada aos empresários do setor” concluiu Rossini.
Texto: Valéria Duarte
Foto: Agência Ambiental de Limeira

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.