Panorama
 
 
 

FALTA DE PLANEJAMENTO E DE INVESTIMENTO PROVOCOU ATUAL CRISE DE ENERGIA, DIZ PINGUELLI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

9 de Janeiro de 2008 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O governo federal não fez os planejamentos necessários e deixou de investir na área de abastecimento de energia, mesmo depois do episódio de racionamento verificado no Brasil, em 2001. A análise foi feita pelo físico Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“[O governo] não completou o dever de casa. Ficaram faltando algumas questões que não foram respondidas”, avaliou.

Embora o Brasil possua uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, as hidrelétricas existentes no país não bastam para atender ao consumo. Isso se deve, segundo frisou Pinguelli, à falta de investimentos.

“Nós não temos mais o número de hidrelétricas necessárias para fazer face a esse problema. Isso já foi uma política anterior, que o governo atual seguiu. E aí você precisa de termelétricas para complementá-las quando for preciso, como ocorre agora. Mas aí faltou o gás natural, porque também houve uma política desentrosada entre o gás natural e a energia elétrica. Sem dúvida, são erros de planejamento”, sinalizou.

O maior “desbalanceamento” é identificado, segundo Pinguelli, no chamado consumidor livre, cujo percentual no passado era de 10% do consumo de energia e hoje se situa na faixa entre 25% a 30% do total. “São grandes indústrias que não são submetidas ao planejamento. Elas têm contratos variados, utilizando energia do sistema.”

É considerado consumidor livre aquele que tenha exercido a opção de compra de energia elétrica de fornecedor distinto da concessionária local de distribuição, ou seja, de produtores independentes. Para Pinguelli, enquanto a energia é livremente negociada para o consumidor livre, o consumidor cativo absorve erros e acertos do planejamento centralizado do governo e da distribuidora.

O diretor da Coppe criticou a existência do consumidor livre, que levou à criação de uma figura não prevista inicialmente: a comercializadora de energia que, segundo ele, "entra no meio e vende a energia do sistema, que nós todos consumimos, para esses grandes consumidores. Mas vende de uma forma aleatória, em contratos variáveis, que não são públicos. Então, você perdeu a informação para ter o planejamento”.

Pinguelli afirmou que o planejamento não foi adequado porque faltava informação, em particular, da parte do consumidor livre.

Outra questão que não foi resolvida pelo governo é o problema do gás. “Foi muito mal equacionada a combinação entre gás natural e energia hidrelétrica. E está dependendo agora da importação de gás liquefeito de petróleo (GNL) pela Petrobras”, disse Pingueli.

A primeira usina de regaseificação de GNL da Petrobras tem inauguração prevista para maio deste ano. Pinguelli disse que a entrada em operação dessa unidade “alivia o problema do gás porque permite usar mais termelétricas”. O gás natural é o combustível mais adequado para as térmicas brasileiras em razão do custo mais barato, destacou.

Luiz Pinguelli Rosa analisou que os investimentos programados para o setor elétrico sofreram muito atraso. Um exemplo notório, segundo ele, é o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

“Uma boa iniciativa de geração eólica (dos ventos), pequenas centrais hidrelétricas, de uso de biomassa e que, infelizmente, atrasou muito. Metade das eólicas não saiu do papel. Isso é ruim porque não é tão pouco”, criticou.

De acordo com Pinguelli, as usinas eólicas prevêem a geração de 3,3 mil megawatts, enquanto a usina nuclear de Angra 3 vai gerar 1,35 mil megawatts. Ele citou também problemas ambientais que retardaram o licenciamento de usinas hidrelétricas importantes, como Santo Antonio, no Rio Madeira.

Pinguelli avaliou que o crescimento previsto para o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no país, levará a um aumento do consumo de energia elétrica. E a oferta de energia será insuficiente para atender à demanda. “Esse é um dos fatores que estão presentes na possibilidade de falta de energia daqui a um ou dois anos. Daí a antecipação da ligação das termelétricas para enfrentar esse problema.”

Luiz Pinguelli afirmou, porém, que o crescimento econômico é positivo. Ele salientou que cabe ao governo encontrar a solução para o impasse “porque senão você estrangula o crescimento por falta de energia”.

A resolução do problema passa pela construção de novas hidrelétricas de grande porte, como as de Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira, sinalizou o diretor da Coppe/UFRJ. Ele destacou, por outro lado, que essas usinas não vão resolver a crise atual. "Elas vão evitar crises futuras”, avaliou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.