Panorama
 
 
 

FALTA DE POLÍTICAS E CONFLITOS POR TERRA DETERMINAM MORTES DE ÍNDIOS, AVALIA CONSELHO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

7 de Janeiro de 2008 - Hugo Costa - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A falta de políticas públicas para atender interesses dos povos indígenas e as disputas territoriais são as principais causas do aumento do número de índios assassinados no Brasil, assegura o vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Roberto Liebgott. De acordo com dados da instituição, 76 indígenas foram mortos no ano passado.

“Os atos de violência têm se acirrado de uma maneira exorbitante nos últimos tempos. Nesse último ano é uma coisa que nos abala profundamente. A gente percebe que na verdade existe uma negligência do Estado nesse sentido. O Estado deveria dar mais atenção à questão indígena”, avaliou em entrevista à Agência Brasil.

O vice-presidente do Cimi diz estar apreensivo com o crescimento da violência contra a população indígena e aponta falhas do governo que, segundo ele, não atende reivindicações das populações.

“O que nos preocupa é o fato de o governo não ter estruturado uma política indigenista no país de acordo com as necessidades e os anseios das populações indígenas. Nesse sentido, tem se intensificado a pressão sobre as áreas indígenas e conseqüentemente os conflitos que levam a assassinatos de inúmeras lideranças e de outras pessoas nas comunidades.”

Liebgott comentou a situação de Mato Grosso do Sul que registrou aproximadamente 60% dos índios assassinados no país. O número é seis vezes maior do que o de Pernambuco, segundo colocado no índice de mortes.

“Naquela região existe uma situação de confinamento de população indígena em pequenas reservas. São milhares de pessoas praticamente confinadas em áreas diminutas, o que leva a inúmeros conflitos naquela região.”

"Ali seria necessária a intervenção imediata do Estado brasileiro na perspectiva de aliviar a população dessas áreas por meio de demarcações de terras”, completou.

Desentendimentos por questões territoriais também são responsáveis pelos conflitos violentos nos demais estados, de acordo com os levantamentos do Cimi.

“Em outras regiões os conflitos também são iminentemente em função da terra. Há muitos invasores sobre territórios indígenas que querem usufruir dos recursos naturais existentes nas áreas indígenas. Os povos indígenas fazem pressão contra as invasões e aí há automaticamente conflito e assassinato de pessoas”, explicou o vice-presidente do conselho.

+ Mais

Índios de Roraima começam a colher frutos de projeto de manejo sustentável

5 de Janeiro de 2008 - Paula Renata - da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - Durante todo o mês de janeiro, mais três comunidades indígenas de Roraima vão colher melancias pelo projeto Pati Á, criado pela Prefeitura de Boa Vista em 2005.

A expectativa é que até o final de março, período em que começa o inverno, sejam colhidas mais de 12 toneladas.

Ao todo 13 comunidades participam do Pati Á. No início, foi feita uma capacitação e os indígenas receberam orientações sobre manejo, produção e vendas. A atividade incentiva a geração de renda por meio da produção da melancia.

A Prefeitura de Boa Vista fornece insumos, defensivos, sementes e óleo diesel para o funcionamento de moto bombas, além de assistência técnica permanente dos técnicos agrícolas da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas.

"As comunidades estão se inserindo no mercado de produção dentro do município, estão começando a sair da questão de produzir apenas para o seu sustento e vislumbrar o mercado", disse o o coordenador do Pati Á, Eliander Pimentel. "Existe uma mudança social grande em cima disso, saindo daquela inércia de só ganhar do governo. Essa é a intenção".

Além de abastecer o mercado local, algumas comunidades vendem a melancia para outras cidades o ano todo. O preço de cada unidade é R$ 3. Em 2007, cada produtor indígena lucrou cerca de R$ 4 mil reais com a venda das melancias.

+ Mais

Número de assassinatos de índios aumenta 60% em 2007, revela Cimi

7 de Janeiro de 2008 - Hugo Costa - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Pelo menos 76 índios foram assassinados no Brasil em 2007, revela levantamento preliminar do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O número supera em quase 60% os dados de 2006, quando havia sido registrado, até então, o maior número de crimes fatais da década contra integrantes de tribos indígenas.

Com 48 índios assassinados, Mato Grosso do Sul foi o estado com o maior número de mortes no ano passado. Esse número equivale ao total de homicídios desse tipo cometidos no país em 2006. Em segundo lugar nas estatísticas, aparece Pernambuco, com oito mortes nos últimos 12 meses.

Os números divulgados pelo Cimi incluem casos que receberam destaque da imprensa brasileira. Entre eles, o do líder guarani-kaiowá Ortiz Lopes, morto a tiros em Mato Grosso do Sul, e do cacique Joaquim Guajajara, da Terra Indígena Araribóia, também baleado de forma fatal no Maranhão.

O levantamento completo sobre violência contra povos indígenas deve ser divulgado em abril. Além de detalhar os casos de homicídio, o estudo deve apresentar outros abusos sofridos pelos índios que, segundo o Cimi, não são de conhecimento público.

“O Cimi vai apresentar dados completos e vai alcançar outros tipos de violência que são praticados contra a comunidade indígena que são inúmeras. O relatório vai trazer dados de 2006 e 2007”, explicou o vice-presidente do conselho, Roberto Liebgott, ao comentar, em entrevista à Agência Brasil, a divulgação dos dados preliminares.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.