Panorama
 
 
 

GOVERNO AUMENTA FISCALIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DAS ÁREAS DE RESTINGA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Janeiro de 2008

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos reforçou a fiscalização para preservar áreas de restinga - importante ecossistema para a contenção do avanço do mar e combate à erosão no litoral do Paraná. Nos municípios de Guaratuba e Pontal do Paraná, onde a vegetação aparece em grandes proporções, serão instaladas placas alertando os veranistas sobre o risco de multa, caso estacionem veículos nessas áreas ou danifiquem a restinga.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explicou que o problema aumenta durante o verão, em especial no balneário de Pontal do Sul, onde os veranistas entram com os carros até a beira da praia. “A restinga é considerada Área de Preservação Permanente. Precisamos do apoio de todos para evitar, nesses locais, o que aconteceu com a praia de Matinhos, que teve sua orla prejudicada pelo avanço do mar”, destacou.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde garantiram o apoio das prefeituras em reunião realizada, na última semana com representantes dos dois municípios.

FISCALIZAÇÃO – O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, contou que, durante a Operação Viva o Verão, fiscalizações diárias são feitas para conscientização dos veranistas, que, antes de ser multados, recebem advertência (adesivos são colados nos carros). Desta maneira, o veranista deve procurar os técnicos do IAP ou o pessoal da Força Verde.

A advertência diz: “Seu veículo está estacionado em área de restinga, portanto de preservação ambiental. Pedimos a gentileza que não mais estacione nesta área, evitando assim que você seja autuado por crime ambiental. Também temos que zelar pelo nosso litoral e você também faz parte deste processo, colabore para garantir a praia dos nossos filhos”.

O presidente do IAP destacou ainda que, na advertência, a pessoa recebe a orientação e informações sobre a restinga. “A placa do veículo é anotada e, caso haja reincidência, o veranista pode receber multa de até R$ 1.500,00 de acordo com a legislação ambiental”, informou.

Nas barracas de balneabilidade do IAP, localizadas ao longo da orla paranaense, os veranistas também são orientados sobre a importância da vegetação para o meio ambiente. Em média, 60 mil pessoas ao mês, buscam informações nas barracas do IAP.

APOIO – O isolamento das áreas de restinga, bloqueando o estacionamento de veículos e a ampliação da divulgação e orientação entre veranistas e moradores são algumas das medidas de emergências discutidas durante a reunião.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Urbanismo de Pontal do Paraná, Aramis Calixto, no balneário de Ipanema, a falta de restinga ocasionou a formação de um banco de areia, que invadiu a calçada do balneário. “Desde então, estamos fazendo a recomposição da restinga com o replantio de espécies nativas. Vamos apoiar as ações de conscientização do governo, para que isso não volte a acontecer”, completou Aramis. Para ele, é fundamental a recuperação das áreas afetadas, aliada às demais soluções, que beneficiarão todo o litoral do Paraná.

Os veículos estacionados na área da vegetação não são os únicos motivos que prejudicam esse ecossistema. Queimadas, barracas, quiosques irregulares e até a prática de trilhas com motocicletas também afetam a vegetação.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.