Panorama
 
 
 

JORNAL BRITÂNICO COLOCA MARINA SILVA ENTRE OS 50 MAIS INFLUENTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

07/01/2008 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi citada em uma lista preparada pelo jornal britânico The Guardian como uma das personalidades mais influentes da área ambiental. A relação das "50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta" foi divulgada no último sábado (5/01), e é resultado de uma ampla consulta realizada com diversos especialistas, como o cientista e consultor sobre mudanças climáticas do governo britânico, Bob Watson, e a ecologista indiana Vandana Shiva.

O jornal destaca a redução do desmatamento na Amazônia durante a gestão da ministra Marina Silva, de 59%, e o fechamento de cerca de 1.500 empresas que atuavam de forma irregular, somente no ano passado. O The Guardian cita, ainda, os mais de 1 milhão de metros cúbicos de madeira ilegal apreendidos em 2007. "Todo mundo concorda que é necessária uma ação urgente para evitar uma mudança climática catastrófica, mas quem realmente tem a influência e as idéias para fazer isso acontecer", diz o Guardian em sua apresentação.

Marina Silva é a única latino-americana da lista, que traz ainda nomes como os do ex-vice-presidente americano Al Gore, da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, do geneticista americano Craig Venter, do prefeito de Londres, Ken Livingstone, e até mesmo do ator norte-americano Leonardo DiCaprio.

No texto dedicado à ministra, o jornal destaca sua história como filha de um seringueiro brasileiro, que passou a infância coletando látex da floresta amazônica e protestando contra a destruição provocada pelos madeireiros ilegais. "Em uma das grandes histórias políticas, ela passou de analfabeta aos 16 anos à mais jovem senadora do Brasil e agora é a mulher mais capaz de prevenir a total ruína da Amazônia", diz o texto.

O jornal inclui, ainda, uma citação em que a ministra declara que o futuro é arriscado. "A única maneira de evitar uma perda no longo prazo é com ajuda internacional. Não queremos caridade, é uma questão da ética da solidariedade", diz Marina Silva.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.