Panorama
 
 
 

LICITAÇÃO DA PRIMEIRA FLORESTA NACIONAL É ABERTA COM PROPOSTAS DE OITO CONCORRENTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

9 de Janeiro de 2008 - João Porto - Da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - O processo de licitação da primeira florestal nacional (Flona) no Brasil começou hoje (9), com a abertura dos envelopes dos oito concorrentes com as 19 propostas para disputar os três lotes da Floresta Nacional do Jamari, localizada em Rondônia.

A Flona do Jamari tem 96 mil hectares para serem licitados entre os oito concorrentes. A área está dividida em três lotes de 17 mil, 33 mil e 46 mil hectares. O primeiro lote recebeu cinco propostas e os outros dois, sete propostas, cada um.

Agora, os técnicos do Serviço Florestal Brasileiro vão analisar a documentação dos concorrentes para informar, amanhã (10) à tarde, se os consórcios inscritos estão aptos para a disputa dos três lotes da Flona do Jamari.

Segundo o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, se a documentação das empresas não estiver correta, a próxima fase da licitação poderá ser prorrogada. "No caso de pequenas e médias empresas, elas têm, por lei, prazo de 48 horas para ajustar a documentação, o que não acontece com outras empresas", disse ele.

Na opinião de Marcelo Moraes, que representa a empresa Civagro, do município de Lauro de Freitas, na Bahia, a licitação ocorre de forma clara para todos os concorrentes. Para ele, a exploração da floresta nacional exige uma postura econômica diferenciada para comercializar os produtos extraídos.

"No momento que você adota esse sistema proposto pelo Serviço Florestal [Brasileiro], seu produto fica um pouco mais caro. Vai depender de seus canais de comercialização para que a viabilidade seja alcançada", afirmou Moraes.

O vencedor da licitação poderá extrair da floresta madeira, sementes, óleos e resinas, desde que obedeçam ao plano de manejo apresentado, conforme prevê a Lei de Gestão de Florestas Públicas. As áreas poderão ainda ser utilizadas para promover o ecoturismo.

De acordo com a legislação, a exploração da floresta prevê que o governo receba pelo uso dos recursos naturais e pelo manejo sustentável. De tudo que for arrecadado, 30% vai para a fiscalização e monitoramento do sistema de concessão. Os 70% são divididos entre o Instituto Chico Mendes e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, além do estado e do município onde esteja a área licitada.

+ Mais

Ibama e vereadores apontam construções irregulares perto do Parque Nacional da Tijuca

8 de Janeiro de 2008 - Thatiana Amaral - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Desordem Urbana, da Câmara dos Vereadores, encontraram irregularidades em construções próximas ao Parque Nacional da Tijuca.

Durante vistoria na manhã de hoje (8) nos bairros do Humaitá e do Cosme Velho, na zona sul da cidade, a fiscalização também constatou que cerca de 70 famílias em condições insalubres e irregulares no Parque. Segundo a presidente da CPI, Aspásia Camargo (PV), um condomínio no Humaitá desrespeita a legislação federal que impede construções a menos de 30 metros de leito de rios.

“A denúncia que recebemos era de que havia uma construção irregular de uma casa de padrão alto, onde estavam fazendo melhorias com a construção de uma quadra de tênis, e que estava invadindo e assoreando o rio”, disse a vereadora.

Para Aspásia Camargo, a legislação sobre crimes ambientais ainda é muito frágil em relação à punição: “Por incrível que pareça, a lei ainda não prende as pessoas na medida em que deveria.”

A vistoria foi acompanhada por integrantes das associações de moradores do Cosme Velho, de Laranjeiras e do Humaitá.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.