Panorama
 
 
 

MINAS INVESTE EM FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Janeiro de 2008

Para garantir que as atividades produtivas sejam desenvolvidas de maneira sustentável em Minas Gerais, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) está aperfeiçoando o modelo de fiscalização no Estado. O planejamento anual integrado que será implantado este ano é uma das principais ações. O objetivo é padronizar as atividades e as rotinas de fiscalização dos órgãos ambientais, otimizar a aplicação dos recursos na área, melhorar o desempenho e aumentar a eficácia das atuações

De acordo com o secretário-executivo do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI), Paulo Teodoro de Carvalho, as fiscalizações serão planejadas anualmente, com o apoio dos órgãos do Sisema: Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). "O apoio regional é fundamental e por isso as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), os escritórios regionais do IEF e do Igam e as Companhias Regionais da Polícia Militar estão sendo envolvidos na fase de planejamento e de execução das operações", destaca.

Paulo Teodoro informa que as ações integradas terão caráter educativo e também repressivo. "As fiscalizações têm como principal foco impedir a degradação ambiental por meio de operações educativas, em conjunto com a equipe de educação ambiental do Sisema, e de ações repressivas, sempre que as normas ambientais forem desrespeitadas", explica. Ele ressalta que o novo modelo de fiscalização implementado no Estado exigiu uma reorganização da estrutura dos órgãos ambientais de Minas Gerais, investimentos em treinamentos de agentes fiscalizadores e em aportes logísticos, que devem ser intensificados este ano com a capacitação de militares das Companhias de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito. Outro destaque é a revisão do Decreto 44.309, que estabelece normas de fiscalização ambiental e aplicação de penalidades no Estado, iniciada no segundo semestre de 2007.

Além de fiscalizações planejadas, a secretaria-executiva do CGFAI atende denuncias da sociedade civil e de órgãos públicos e emergências ambientais. Algumas fiscalizações podem exigir a cooperação de outros órgãos e estruturas do poder público estadual ou federal, como o Corpo de Bombeiros, Ministérios Públicos Estadual e Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Polícia Civil, a Polícia Federal, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Fiscalização integrada

A proposta de integrar e coordenar as ações de fiscalização ambiental no Estado existe desde de 1996, quando foi criado, por meio do Decreto 38.070/1996, o Grupo Coordenador de Fiscalização Ambiental Integrada (GCFAI), reestruturado em 2006 pela Lei 15.972/2006.

Com o objetivo de ampliar a participação de instituições no processo de planejamento das ações de fiscalização ambiental no Estado, o Grupo Coordenador foi transformado em Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI) em 12 de janeiro de 2007, pela Lei Delegada 125/2007.

O Comitê é um órgão colegiado composto por representantes do poder público estadual, da sociedade civil e do setor produtivo, e está subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Dentre suas atribuições, destacam-se a definição de diretrizes de fiscalização ambiental no Estado e a aprovação do planejamento de ações a serem executadas de maneira integrada pelos órgãos do Sisema.

Para coordenar e operacionalizar as ações de fiscalização aprovadas pelo Comitê Gestor foi instituída a Secretaria-Executiva do CGFAI. Outra atribuição desta Secretaria-Executiva é coordenar as diretorias de monitoramento e fiscalização da Feam, do IEF e do Igam. A Secretaria gerencia, também, o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), a Central de Atendimento ao Denunciante (CAD) e o Núcleo de Apoio às Fiscalizações (NAF) do Sisema.
Ascom/ Sisema
09/01/2008

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.