Panorama
 
 
 

PREÇOS ALTOS SÃO OBSTÁCULO PARA AUMENTO DO CONSUMO DE ORGÂNICOS, AVALIA PRODUTOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

3 de Janeiro de 2008 - Renata Pompeu - Repórter da Agência Brasil - Elza Fiúza/ABr - Brazlândia (DF) - Produtor de hortaliças orgânicas, Luciano Fernandes, mostra produção que atende novas normas do Ministério da Agricultura
Brasília - Os preços altos são o principal obstáculo para aumentar o consumo dos orgânicos no país, avalia o produtor rural Luciano Fernandes.

Ele explica que, como são produzidos em condições especiais, muitas vezes o valor final dos orgânicos é superior ao dos produtos tradicionais.

“Gasta bem mais mão-de-obra em relação ao produto convencional, além da perda com insetos que os comem”, ponderou o produtor rural, que trabalha com vegetais orgânicos em uma chácara próxima a Brasília.

Mesmo sem usar agrotóxicos, Fernandes afirma ser possível combater pragas que geralmente atacam as plantações. “A gente usa vários produtos orgânicos para ajudar a combater [as pragas]. Mas, na maioria das vezes, é o próprio equilíbrio do ambiente que evita os insetos. A longo prazo, quando você deixa de jogar veneno, outros predadores vêm para sua chácara e combatem os insetos.”

Antes mesmo de o decreto com novas regras para a produção e comercialização de orgânicos no Brasil ser editado, o produtor já observava normas previstas, como o uso sustentável do solo.

O comerciante Verinaldo da Silva ressalta que a relação custo-benefício no consumo de orgânicos costuma compensar. E afirma que consumir orgânicos é um investimento em saúde.

“Quando se tem um produto diferenciado, sempre há reclamação de preço. Mas aquelas pessoas que têm consciência sobre alimentação e que entendem o consumo de orgânicos como investimentos em saúde não reclamam, porque sabem que você investe em uma alimentação boa e acaba não tendo prejuízo com remédio, por exemplo”, destacou.

+ Mais

Novas regras para produtos orgânicos buscam maior confiabilidade da certificação

3 de Janeiro de 2008 - Renata Pompeu - Repórter da Agência Brasil - Elza Fiúza/ABr - Brazlândia (DF) - Plantação de alimentos orgânicos que atendem novas regras do Ministério da Agricultura
Brasília - Desde a última sexta-feira (28) está em vigor decreto que cria novas regras para a produção e comercialização de produtos orgânicos no Brasil.

Entre as principais mudanças está a criação do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, que visa a assegurar a confiabilidade da certificação dos produtos orgânicos.

Caberá ao Ministério da Agricultura, juntamente com os secretarias estaduais, fiscalizar entidades responsáveis pela certificação dos produtos.

Cada entidade só vai poder emitir selos de garantia de procedência depois de autorizada pelo sistema e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A nova norma ainda permite a produção paralela na mesma propriedade de produtos orgânicos e não-orgânicos. A exigência é que haja uma separação do processo produtivo. Também não poderá haver contato com materiais e substâncias de uso não-autorizado para a produção de orgânicos, como agrotóxicos.

O decreto tem a finalidade de substituir a Instrução Normativa nº 7 de 1999, do Ministério da Agricultura. Segundo o coordenador de Agroecologia do ministério, Rogério Dias, a norma anterior abordava de forma superficial alguns aspectos da produção animal e vegetal.

Em entrevista à Rádio Nacional, Dias afirmou que as novas regras vão garantir a qualidade dos produtos vendidos com o selo de orgânicos. “O consumidor vai poder ter a certeza do que ele está comprando, agora nós vamos ter realmente um quadro em que todos os pontos da produção vão ser tratados”, ressaltou.

O coordenador acrescenta ainda que o consumidor brasileiro ainda não conhece bem os produtos orgânicos. “O consumidor ainda tem uma percepção de que o produto orgânico é aquele sem veneno, sem agrotóxico, e isso é um conceito básico. Mas as pessoas não conseguem ainda saber tudo que está por trás de uma produção orgânica; o que faz a produção orgânica é você ter um sistema de produção orgânico, e para isso você tem que observar uma série de princípios”, explicou.

Exemplos desses princípios são a existência de um solo vivo (conjunto de práticas associadas ao manejo sustentado dos recursos naturais), a presença de uma biodiversidade de culturas no sistema e a questão da eficiência energética. Atualmente existem no mercado diversos tipos de produtos orgânicos, tanto in natura quanto processados. Além de vegetais frescos, tem crescido a oferta de manufaturados como massa de tomate, vinhos, sucos e até mesmo tecidos e cosméticos.

Novas instruções normativas serão editadas para complementar o decreto. A previsão do Ministério da Agricultura é que elas possam ser submetidas à consulta pública a partir de fevereiro. As sugestões poderão ser apresentadas pelo site do ministério, por carta e em audiências públicas.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.