Panorama
 
 
 

SANEPAR ORIENTA VERANISTAS A LIMPAR CAIXA DE ÁGUA AO OCUPAR O IMÓVEL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Janeiro de 2008

A Sanepar recomenda aos veranistas - que estão usando o imóvel pela primeira vez nesta temporada - que façam imediatamente a limpeza da caixa de água. O reservatório domiciliar deve ser limpo a cada seis meses, pela grande quantidade de sujeira que pode se depositar no fundo das caixas de água. Pela falta de uso, a água que está na caixa perde as condições de potabilidade. “O material acumulado ao longo do ano pode provocar diarréia e infecções, entre outras doenças”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves.

A Sanepar garante a qualidade da água distribuída nos 343 municípios que atende em todo o Estado. A água distribuída pela empresa no Paraná está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela portaria 518 do Ministério da Saúde. No entanto, caixa com depósito de sujeira ou mal tampada pode comprometer a qualidade do produto e afetar a saúde dos moradores.

Faça você mesmo a limpeza:

1. Feche a entrada da água na bóia ou no registro do cavalete.

2. Abra as torneiras para esvaziar a caixa, sem agitar a sujeira do fundo. Aproveite esta água para a limpeza geral da casa. Deixe aproximadamente cerca de 15 cm de água no fundo da caixa.

3. Feche as torneiras. Com um pedaço de pano ou esponja tampe a tubulação de saída de água para evitar a entrada de qualquer sujeira na tubulação.

4. Esfregue as paredes da caixa d’água com uma escova macia, removendo a sujeira. Retire a água suja com o auxílio de balde, pano ou esponja. Importante: nunca use escova de aço.

5. Abra o registro e enxágüe a caixa com água da rede da Sanepar, pois ela já contém cloro. Retire toda esta água.

6. Coloque duas colheres de sopa de água sanitária em um balde com 10 litros de água. Enxágüe todas as paredes da caixa com a solução preparada e enxugue o excesso acumulado no fundo.

7. Retire o pano ou esponja que serve de tampa para a tubulação de saída. Pronto! A sua caixa d’água está limpa e desinfetada.

8. Deixe a água nova entrar na caixa. Em seguida, abra as torneiras por uns cinco minutos para eliminar a água velha nas tubulações. A água já pode ser utilizada com segurança.

+ Mais

Governo destina R$ 1,14 milhão contra enchentes em Campina Grande do Sul

O governo do Paraná vai destinar cerca de R$ 1,14 milhão para a execução de obras de drenagem e combate a inundações em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O governador Roberto Requião assinou o convênio e a ordem de serviço para o início das obras, na manhã desta terça-feira (08), durante a primeira Escola de Governo do ano, realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Segundo a prefeita Nelise Cristiane Dalprá, as obras serão feitas na Rua João Trevisan, no Jardim Paulista, e devem começar em 15 dias. “Este é um sonho dos moradores do Jardim Paulista que será realizado, pois acabará com um ‘valetão’ que ameaça algumas casas”, disse Nelise.

Os documentos também foram assinados pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, e pelo diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Darcy Deitos.

Deitos explicou que será construído um canal de concreto de aproximadamente 660 metros, além de ações de drenagem em ruas próximas do local. “A coleta das águas das chuvas realizada pelo canal será conduzida para a bacia do Rio Timbú”, acrescentou o diretor presidente da Suderhsa.

Para ele, a obra fará com que a região não sofra mais as conseqüências de fortes chuvas. “Esta é uma área que tem uma grande população, que não vai conviver mais com as enchentes e alagamentos. As obras demonstram a preocupação do governador Roberto Requião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Superintendência, em fazer com que a vida dos paranaenses seja cada vez melhor”, concluiu.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.