Panorama
 
 
 

VERÃO LIMPO 2008 É LANÇADO EM UBATUBA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2008

Verão Limpo 2008 é lançado em Ubatuba e será realizado até fevereiro, em todo o litoral paulista

04/01/2008 - “A operação Verão Limpo está ocorrendo em todo o litoral, para garantir a limpeza e a qualidade ambiental. Por isso, envolvemos todos os municípios e teremos monitores que distribuirão sacolas reutilizáveis, que não são de plástico, nas praias dos 16 municípios da costa litorânea paulista. Queremos que o banhista recolha o seu lixo, coloque-o na sacola, deposite-o na lixeira mais próxima e traga a sacola no dia seguinte”, declarou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, que lançou oficialmente a campanha Verão Limpo 2008, nesta sexta-feira (04/01), na praia Grande, no município de Ubatuba.

Em sua 20ª edição, a campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em parceria com a iniciativa privada, conta com um novo apoiador. São cerca de 6 mil ambulantes, que neste verão transformaram-se em “agentes disseminadores de boas práticas ambientais” entre os usuários das praias paulistas. Por contarem com uma posição privilegiada junto aos banhistas - seus clientes - , os vendedores praianos receberam um avental e um boné, que os identificam com o Verão Limpo 2008, permitindo-lhes prestar informações educativas, principalmente sobre os cuidados com o lixo, que deve ser colocado em local adequado.

Para tanto, até 10 de fevereiro, 600 monitores das prefeituras distribuirão sacolas para coleta de lixo, com uma inovação: são confeccionadas com material lavável, podendo ser reutilizadas, pois são confeccionadas com 50% de algodão e 50% PET. O “Verão Limpo 2008 – Tenha uma atitude ambiental” estará presente nos 16 municípios do litoral paulista, de Ubatuba até Ilha Comprida. O objetivo da ação é conscientizar os moradores e veranistas sobre a importância de se manter limpas as praias, espaços públicos e as rodovias de acesso ao litoral, além de incentivar boas práticas ambientais, como cuidados com os recursos naturais, não destruir a vegetação e, principalmente, a conservação de água. Materiais de apoio serão distribuídos nos pedágios das rodovias paulistas.

A campanha incorporou entre as suas ferramentas de atuação um sitio (www.ambiente.sp.gov.br/veraolimpo2008). Por meio deste, as crianças de todo o Estado participarão da promoção cultural Verão Limpo 2008, até 31 de janeiro. Para participar, basta acessar o “site” e escrever uma frase respondendo à pergunta: “Como deixar a praia mais limpa?”. As cinco melhores respostas ganharão ingressos para assistir ao Cirque Du Soleil, no dia 6 de fevereiro. No site, ainda, o internauta dispõe de informações sobre lixo, esgotos, compra, cuidados com a exposição ao sol, com o banho de mar e a balneabilidade das praias.

“A população está cada vez mais consciente. Neste verão, distribuiremos 800.000 sacolinhas, ou seja, serão mais 800.000 famílias mais conscientes. Este é um trabalho pedagógico. Vamos intensificar esse trabalho de envolvimento das prefeituras. Esse é o trabalho do governo, incentivar e apoiar o trabalho das prefeituras. Estamos desenvolvendo um trabalho de limpeza do mar, e não só da areia, como ocorre hoje. Em princípio, em Santos e Guarujá faremos um trabalho para remover o lixo do mar, onde se encontra com facilidade garrafas e sacolas plásticas boiando na água. O Verão Limpo tem que ser uma ação mais complexa”, complementou o secretário Xico Graziano.

O Verão Limpo 2008 é patrocinado pela Comgás, CBA, Estre e Shell, com apoio do Metrô de São Paulo e da CPTM, DERSA, DER e Ecovias.
Texto: Valéria Duarte
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.