Panorama
 
 
 

CARTILHA ALERTA SOBRE RECURSOS PESQUEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

16/01/2008 - Gisele Teixeira - No dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial das Zonas Úmidas. O termo é usado para designar ambientes continentais de água doce, salobra ou salgada, como pantanal, lagoas e banhados, e também ambientes costeiros e marinhos. Para marcar a data, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está reeditando a cartilha "Pesca para o futuro" e o CD de mesmo nome, que trazem dados sobre a pesca mundial, as ameaças à atividade e sugestões de práticas sustentáveis.

As chamadas Zonas Úmidas oferecem diversos produtos (recursos pesqueiros, água potável, combustível, etc) e serviços (controle de enchentes, retenção de carbono, proteção da costa) sendo, portanto, importantes do ponto de vista sócio-econômico. A idéia é que estes materiais sejam utilizados em seminários, congressos e aulas técnicas, além de reuniões comunitárias de pescadores e do setor industrial pesqueiro, como forma de alerta para a importância de se preservar uma atividade sustentável nessas regiões.

Dados recentes apontam que 35 milhões de pessoas estão de alguma forma envolvidas em atividades de pesca e aqüicultura, sendo 95% em países em desenvolvimento, especialmente pescadores em pequena escala. Por outro lado, as pesquisas também indicam que 75% das grandes populações de peixes de importância comercial de águas interiores estão sendo explorados de forma excessiva, beirando o esgotamento de seus estoques. Além disso, drenagem, poluição e alteração das Zonas Úmidas também podem diminuir as pescarias e empobrecer as comunidades que vivem desta atividade.

A proteção das Zonas Úmidas é regida pela Convenção de Ramsar, um tratado internacional que oferece as diretrizes para que se promova a conservação e o uso sustentável desses locais e de seus recursos. Um dos instrumentos utilizados pela Convenção, assinada por 150 países, é a designação de Sítios Ramsar, exemplos de áreas que possuem significativa importância para a reprodução e manutenção de recursos pesqueiros. Entrar nesta lista confere prestígio para a região e pode ser de grande valor para sua conservação.

O Brasil possui oito áreas na lista: Área de Proteção Ambiental (APA) Baixada Maranhense (MA), APA das Reentrâncias Maranhenses (MA), Parque Estadual Marinho do Parcel Manuel Luiz (MA), Parque Nacional do Araguaia (TO), Pantanal Matogrossense (MT) e Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS).

Os documentos que estão sendo reeditados pelo MMA foram utilizados no Dia Mundial das Zonas Úmidas em 2007, mas serão usados este ano novamente em função da importância do tema para o Brasil. O tema internacional para 2008 é "Áreas Úmidas Saudáveis, Pessoas Saudáveis", e também será abordado durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção, em outubro, na Coréia.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.