Panorama
 
 
 

CENTRO NO PARÁ SOLTA FILHOTE NÚMERO 600 MIL
DE TARTARUGA DE ÁGUA DOCE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

17 de Janeiro de 2008 - Agência Brasil - Brasília - O Centro Nacional de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN), unidade especializada do Instituto Chico Mendes, promove hoje (17) às 9h, no município de Senador José Porfírio, no Pará, a soltura simbólica do filhote número 600 mil de tartaruga de água doce. Esse é o número de animais protegidos somente em 2007 pelo Projeto Quelônios da Amazônia (PQA), desenvolvido pelo RAN.

Desde a sua criação em 1979, o projeto proporcionou a devolução à natureza de mais de 35 milhões de tartaruguinhas.

Participam do evento a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, de prefeitos da região, representantes de organizações ambientalistas e dirigentes do Instituto Chico Mendes e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

+ Mais

Marinha intensifica fiscalização de embarcações no litoral fluminense

16 de Janeiro de 2008 - Mariana Borgerth - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A partir de amanhã (16), dois navios, um helicóptero e 15 lanchas da Marinha vão intensificar as ações de fiscalização de barcos de turismo, como escunas e saveiros, e de embarcações de esporte e lazer, como lanchas e jet skis. A ação, que começa com vistorias nos municípios de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, vai até o dia 21.

A fiscalização faz parte da Operação Verão, cujo objetivo é garantir a segurança de banhistas e das pessoas que estão a bordo, já que durante o verão, o movimento de embarcações chega a ser 50% maior.

No ano de 2007, das embarcações inspecionadas, 1.726 apresentavam irregularidades. Dessas, 145 foram apreendidas por cometerem infrações consideradas graves, como superlotação, mau estado de conservação, falta de material de segurança e de documentos.

Segundo o comandante da Operação Verão no estado do Rio, o capitão-de-mar-e-guerra Wilson Lima Filho, a grande preocupação é justamente com irregularidades nos documentos de habilitação. A multa, nesse caso, pode variar entre R$ 40 e R$ 3 mil.

Lima Filho lembrou também que existem dois tipos de autorização, uma para amadores e outra para profissionais e que a responsabilidade sobre a embarcação é do proprietário e do comandante.

“É fundamental que o comandante faça as verificações, principalmente para saber se as embarcações estão em plena condição de segurança, se os tripulantes estão habilitados de acordo com as normas da autoridade marítima, além de verificar, por exemplo, as condições e os locais onde são mantidos coletes e extintores de incêndio. Principalmente quando se trata de embarcações que transportam turistas”, afirmou Lima Filho.
Depois da Região dos Lagos, as próximas ações serão em Angra dos Reis e em Parati.

 
 

Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.