Panorama
 
 
 

FISCALIZAÇÃO INTEGRADA DO SINOS SERÁ ESTENDIDA PARA BACIA DO CAÍ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2008

(15/01/2008) A fiscalização integrada entre Estado e municípios, resultante da Força-tarefa para recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, realizou 11 vistorias nesta terça-feira (15).

A operação contou com a participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que coordenou os trabalhos por meio do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), da Fepam, do Comando Ambiental da Brigada Militar e das prefeituras de Ivoti, São Leopoldo e Estância Velha - municípios onde ocorreram as vistorias.

O resultado foram três notificações. Uma foi emitida pela prefeitura de Ivoti a um estabelecimento de lavagem de veículos que, embora licenciado para a atividade, não dispunha de outorga de uso da água para o poço tubular utilizado no local. As outras notificações foram assinadas pelo Comando Ambiental, sendo uma por corte de vegetação nativa sem licença e outra por disposição de rejeito de mineração em banhado na área urbana.

Os demais estabelecimentos visitados foram oficinas mecânicas com postos de lavagem, indústrias gráfica e de fibras de plástico, loteamentos e pedreira.

Conforme o coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper, devido ao entusiasmo e participação dos municípios na atividade integrada, além dos resultados já obtidos em 24 operações, essa forma de fiscalização empregada na Bacia do rio dos Sinos será estendida para a Bacia do rio Caí. “A partir de fevereiro a fiscalização integrada também atingirá um grupo de municípios da Bacia do Caí que fazem limite com cidades integrantes da Bacia dos Sinos”, explica Pieper.

Ainda em janeiro serão realizadas mais duas operações integradas. Para fevereiro há seis fiscalizações previstas.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Fepam acompanha enchimento do reservatório da UHE Castro Alves no rio das Antas

(16/01/2008) Começou nesta quarta-feira (16) o enchimento do reservatório da barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves, pertencente à Companhia Energética Rio das Antas – Ceran. A ação foi possível após a emissão de Licença de Operação (LO) concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam.

Situada no médio curso do Rio das Antas, na região Noroeste do Estado, a barragem da UHE Castro Alves localiza-se entre os municípios de Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Por ser uma atividade que pode gerar impacto ao meio ambiente.

Quando estiver formada, a UHE Castro Alves irá gerar 130 MW de energia em um reservatório localizado em área de 500 ha.. Cerca de 70 pessoas estão envolvidas no processo.

A equipe da Fepam, chefiada pela bióloga Marta Segalla, está no local acompanhando todo o processo, bem como o Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam poderá ser acionado, caso seja necessário.

Foi elaborado plano de resgate de fauna durante a formação do reservatório, bem como o controle e fiscalização das ações de caça e pesca e de peixes retidos em poças a jusante do rio, além do alerta à comunidade local sobre o fechamento da barragem e enchimento do reservatório, proporcionando informações para evitar acidentes relacionados à operação. Conforme Marta Segalla, poderá levar sete dias para o rio atingir a vazão remanescente.

A UHE Castro Alves é a segunda barragem do Complexo Energético Rio das Antas. A primeiras, UHE Monte Claro, localizada em Veranópolis,já está operando desde 2004. A teceira unidade, UHE 14 de Julho está em obras. A operação das três usinas representará aumento de 360 MW na potência energética instalada no Rio Grande do Sul, significando 10% da atual demanda de energia do Estado.

Esta potência equivale ao consumo dos sete municípios diretamente envolvidos na construção das usinas:Bento Gonçalves, Veranópolis, Cotiporã, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Flores da Cunha e Antônio Prado, somados a Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Farroupilha.

O complexo Energético Rio das Antas começou a tomar forma quando foi formado o consórcio pela CPFL Geração de Energia S.A, CEEE e Desenvix S.A venceu a licitação da Aneel em 2000. Em outubro de 2001 a Fepam emtiu Licença Prévia (LP) para os três empreendimentos.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.