Panorama
 
 
 

FORMIGAS CARNÍVORAS ATACAM CIDADE DO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

14 de Janeiro de 2008 - Sâmia Mendes - Repórter da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - Os moradores do Novo Aripuanã (AM), a 220 quilômetros de Manaus, estão tendo de mudar os hábitos para não serem mordidos pelas formigas carnívoras que se alastram pela cidade. Os quintais que eram utilizados para roças foram praticamente abandonados. Grilos, lagartos e ratos estão desaparecendo da cidade. Agora, atividades simples, como brincadeiras no pátio e conversas embaixo das árvores, representam risco à população.

As formigas que estão causando transtornos em Novo Aripuanã são chamadas formigas de fogo ou lava-pés. A primeira colônia chegou em toras de madeira que desceram das cabeceiras de rios. Os primeiros ninhos das formigas foram percebidos no bairro Nossa Senhora da Conceição.

Vítima dos insetos, o bancário Raimundo Nonato afirma que 80% da cidade está infestada pelas formigas. “Elas atacam principalmente os animais domésticos – cachorro, gato, galinha. É difícil a gente ter esses animais porque elas atacam”, afirma. Segundo ele, as formigas não poupam nem os humanos. “Está uma coisa horrível, a qualquer momento, elas estão no pé da gente", reclama.

O agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Marcos Garcia esteve no município. Segundo ele, as formigas são nativas da região. Garcia diz que as condições da zona urbana favorecem a proliferação dos insetos e orienta a população a acondicionar o lixo de forma adequada. "É uma espécie de formiga que aproveita todo tipo de material orgânico. Por exemplo, restos de peixe, ossos, carne em geral são consumidos por essas formigas", explica.

Para evitar o acúmulo de lixo, o prefeito de Novo Aripuanã, Geramilton de Menezes, outra vítima das formigas, explicou que várias campanhas de limpeza já foram feitas para acabar com a praga. Geramilton disse que não sabe como conter as formigas. "Estou preocupado. Já estamos alcançando uma calamidade pública”, alega. “Precisamos mesmo de um apoio e de uma ajuda melhor para que possamos eliminar as formigas."

Esta não é a primeira vez que amazonenses sofrem com ataques de formigas. Em diferentes épocas, três outros municípios do estado tiveram experiências semelhantes: Eurinepé, Envira e Novo Airão.

 
 

Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.