Panorama
 
 
 

INB INICIA PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA ANGRA 2

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

Programa Nuclear - 04/01/2008 - As Indústrias Nucleares do Brasil (INB/MCT), iniciam este mês a reconversão - transformação do gás em pó - do urânio enriquecido em forma de gás para a fabricação das pastilhas de UO² . A produção se destina a sexta recarga de Angra 2, quando será produzido o milésimo Elemento Combustível na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ). O urânio enriquecido chegou ao País no final de 2007.

Para a sexta recarga de Angra 2 serão produzidos 56 Elementos Combustíveis, contendo mais de quatro milhões de pastilhas. No total serão utilizadas 34 toneladas de urânio, com grau de 4% de enriquecimento. Essa recarga significa 30% do núcleo da usina, que é formado por 193 elementos combustíveis.

A fabricação das partes metálicas do elemento combustível (tubos, grades e bocais) começou em outubro último, mas a empresa trabalha nesta recarga há pelo menos dez meses, quando iniciou o processo de aquisição de matéria-prima e componentes.

"Nossa meta é manter a segurança no processo de fabricação, preservando a qualidade do meio ambiente, e, sempre que possível, antecipando os prazos de entrega. Assim, garantimos ao nosso cliente, a Eletronuclear, um produto de alta qualidade e performance, aliado ao acompanhamento com todo o suporte técnico", afirma o diretor de Produção da INB, Samuel Fayad Filho.

Além da fabricação do milésimo elemento combustível, outra novidade na produção da sexta recarga é a inclusão dos novos equipamentos adquiridos pela INB - um investimento de cerca de R$ 15 milhões - na linha de produção do combustível nuclear. São máquinas e laboratórios que eliminam gargalos na produção, melhoram a segurança operacional e reduzem os custos de produção.

A INB é uma empresa de economia mista, vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Helena Beltrão - Assessoria de Comunicação Social da INB

+ Mais

Brasil recebe urânio enriquecido para a recarga de Angra 2

Energia Nuclear - 17/01/2008 - As Indústrias Nucleares do Brasil (INB/MCT) já receberam o carregamento de hexafluoreto de urânio (UF6) para a produção da 6ª recarga de combustível da Usina Nuclear de Angra 2. O elemento químico, importado da Holanda e Alemanha, é transportado em 21 cilindros, sendo 20 enriquecidos a 4% e outro, a 4,4%. No total são cerca de 45 toneladas de hexafluoreto.

A próxima fase do processamento do urânio será na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ), onde se conclui as demais etapas do ciclo do combustível: a reconversão (que é a transformação do gás em pó), a fabricação de pastilhas e a montagem do elemento combustível, quer são as varetas metálicas colocadas no interior do reator da usina.

O carregamento de UF6 chegou no último dia 3 e só entregue após a inspeção de técnicos da INB e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Nesse procedimento, a INB verifica dados como peso, lacre, e se há rompimento nos cilindros. A Cnen, como órgão fiscalizador, inspeciona se o grau de enriquecimento do produto está compatível ao requerido pela INB.
Assessoria de Comunicação Social da INB

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.