Panorama
 
 
 

MEIO AMBIENTE ENTREGA 500 LIXEIRAS NO VERÃO LEGAL RS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2008

(11/01/2008) A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participa neste sábado (12), às 11 horas, em Capão da Canoa no Verão Legal RS. Na ocasião serão distribuídas 500 lixeiras (tonéis), camisetas e as cartilhas Verão Legal e Tim Kids Limpando e Salvando a Praia, com noções de educação ambiental e de preservação da natureza.

A Sema também participará de ações integradas com o Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Regionais da Fepam e do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Fundação Zoobotânica (FZB), Projeto Conservação da Mata Atlântica, Corsan, Comitês de Bacias e Municípios.

Durante todo o final de semana, temas como esgoto doméstico, água subterrânea, resíduos, balneabilidade e biodiversidade serão abordados através da exibição de vídeos e distribuição de material informativo/educativo nas praias e praças de pedágio.

No período das 09h00 às 15 horas, no sábado e no domingo, na Casa do Governo, serão exibidos os vídeos Carta da Terra, Os Caminhos do Lixo: da Geração à Prevenção e o Projeto Conservação da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul. Além disso, haverá atividades recreativas como Tobogã, Caminho das Águas, Túnel, Parede de Escalada e Futebol de Salão.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Ambiente vai cadastrar cães perigosos

(16/01/2008) O Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, reuniu-se nesta quarta-feira (16) com os representantes do Kennel Clube, Victor Hugo de Souza Leal e Oscar Plentz, e com o presidente da Fundação Zoobotânica, Luiz Gheller. O objetivo do encontro foi a apresentação de modelo de cadastramento para cães de raças perigosas.

Decreto da governadora Yeda Crusius, publicado no Diário Oficial de 21 de dezembro, regulamentou Lei criada pelo deputado Giovani Cherini, que limita a circulação de cães ferozes em via pública.

De acordo com o decreto, proprietários de cães conhecidos pela sua força e agressividade como Fila, Rotweiller e American Pit Bull Terrier, entre outras raças, deverão fazer o registro do animal junto a entidades civis de reconhecida atuação na atividade de cinofilia. Estas entidades, por sua vez, serão cadastradas na Secretaria do Meio Ambiente.

O modelo apresentado pelo Kennel Clube segue as normas estabelecidas na lei, que exige os dados de identificação do animal, vacinação e ainda informações do proprietário.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Meio Ambiente incrementa Parque Estadual de Itapeva com cursos de qualificação

(12/01/2008) Protocolo de Cooperação Cultural e Turística inédito entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e a Prefeitura de Torres iniciou a realização de atividades de educação ambiental, inserção social e de conservação do Parque Estadual de Itapeva. Por determinação do secretário Otaviano Moraes e gestionado pelo secretário adjunto Francisco Simões Pires, o documento prevê a realização de cursos e ações educacionais no local, visando à colaboração mútua, priorizando o fomento do turismo no município, denominado "Vocês Verão Torres".

A principal novidade será a realização de programas e sub-programas, entre os quais se destacam a qualificação do condutor turístico do Parque de Itapeva, que terá 30 vagas; o consumo responsável-descarte correto, também com 30 vagas, objetivando a relação entre as práticas do consumidor e o meio ambiente; e o Ambiente Mágico do Parque, com outras 30 vagas, visando trazer ao conhecimento dos visitantes as belezas naturais do parque.

No que se refere à qualificação do condutor turístico, o objetivo é possibilitar às pessoas atingidas pela implantação do parque o conhecimento das potencialidades da unidade de conservação, bem como criar alternativa construtiva do conhecimento das potencialidades do parque e proporcionar a geração de renda pelo desempenho da atividade de condutor turístico voluntário, esclarece Francisco Simões Pires.

O público alvo, desta maneira, são pessoas vulneráveis socialmente ocupantes das áreas atingidas pelo Parque Estadual de Itapeva, indicados pelo Município de Torres, para o programa de qualificação, e turistas e moradores de Torres para os demais programas.
Caberá a Sema a realização do Programa de Educação Ambiental contextualizado ao Parque Estadual de Itapeva, o Programa Trilha Ecológica, manutenção das condições de higiene e utilização das dependências do Parque, bem como ceder as dependências do parque para atividades de condutores locais (guias turísticos).

Já a Prefeitura de Torres terá que providenciar espaço para o desenvolvimento dos projetos educacionais, indicar os participantes do Programa de Qualificação, dispor de educadores para a realização dos programas e de dois servidores para auxiliarem nas atividades de limpeza do parque.

O principal programa, motivador da assinatura do Termo de Cooperação, é o de Educação Ambiental, que visa promover a discussão e o conhecimento sobre o meio ambiente e colocar o Parque Estadual de Itapeva à disposição da comunidade de Torres e veranistas.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.