Panorama
 
 
 

MUNICÍPIOS DO RJ VÃO CONCEDER LICENÇAS AMBIENTAIS
PARA PROJETOS DE PEQUENO PORTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

16 de Janeiro de 2008 - Fabíola Ortiz - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O governo do estado do Rio de Janeiro quer descentralizar a concessão de licenças ambientais para empreendimentos de pequeno porte. Com esse objetivo, o governador Sérgio Cabral e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, assinaram hoje (16) um acordo que vai favorecer 15 municípios do estado do Rio de Janeiro, como Barra Mansa, Macaé, Nova Friburgo, Teresópolis e Volta Redonda.

O intuito, segundo Sérgio Cabral, é reforçar o poder dos municípios e aumentar a preocupação com o meio ambiente em todo o estado.

"O setor ambiental é estratégico por duas razões, primeiro pela qualidade de vida e, por outro lado, muitas vezes se confunde a preservação com a inércia do desenvolvimento", avaliou Cabral.

A idéia é desafogar o trabalho de órgãos como a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feema) que vai poder se dedicar a empreendimentos de grande porte. "Quase 70% das licenças são de pequeno e médio porte", lembrou o governador.

Para o secretário do Ambiente, Carlos Minc, a descentralização é uma parceria "estado-município" que irá simplificar o processo de licenciamento, informatizar e tornar o sistema mais eficiente.

"Isso significa diminuir a pilha de licenças da Feema, a gente quer licenças mais rigorosas e mais ágeis. O licenciamento não é para qualquer município, é para aqueles que tenham secretarias de ambiente, fundo ambiental. E ainda assim, nós capacitamos cinco técnicos de cada município", afirmou.

"É mais gente participando do processo de defesa dos rios, da Mata Atlântica e dos solos. É uma questão de racionalização e combate à burocracia e à corrupção", garantiu o secretário.

Num primeiro momento, seis municípios, entre eles o Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias e Petrópolis, foram autorizados a conceder a licença ambiental.

 
 

Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.