Panorama
 
 
 

OITO ASSENTAMENTOS BAIANOS INTEGRAM PROJETO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

16/01/2008 - Obter o licenciamento ambiental é o objetivo de oito Projetos de Assentamento (PAs) que somam 593 famílias, todos eles situados em áreas remanescentes de Mata Atlântica, nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. Para isso, os PAs farão parte de um projeto de adequação à legislação e de educação ambiental. Entre os resultados a serem alcançados, destacam-se a documentação para averbação da reserva legal, a demarcação de Área de Preservação Permanente (APP), cursos e oficinas educativas.

Essas ações serão viabilizadas por um convênio, celebrado neste mês de janeiro, entre a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a organização não-governamental (ONG) Instituto Floresta Viva, situado no município de Ilhéus, na região Sul do estado. Serão aplicados R$ 557,3 mil dos Projetos de Recuperação e Conservação dos Recursos Naturais, criados pelo Incra em 2006 com o intuito de promover a recuperação ambiental em assentamentos do País.

Em março, serão iniciadas as atividades do Floresta Viva, com a capacitação da primeira turma – são 40 assentados que se formarão monitores em educação ambiental. Ao todo, haverá quatro turmas com 40 participantes, cada. A partir da formação dos monitores, serão desenvolvidas ações práticas nos PAs, como dinâmicas de grupo. Diretamente, serão envolvidos 360 assentados no processo de educação ambiental. Além dos 160 monitores, 200 assentados serão capacitados em recuperação de áreas degradadas, marcação de matrizes (seleção de vegetação que produz melhores sementes para mudas) e coleta de sementes.

Idéias de sustentabilidade

Os oito PAs somam 7,3 mil hectares – 20% da área total será demarcada e 100 hectares terão ações efetivas de recuperação e conservação do bioma Mata Atlântica. O projeto prevê a topografia das reservas legais, o cadastramento de construções, instalações e curso de água, conforme exige a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), responsável pelo licenciamento ambiental de assentamentos.

O Engenheiro Florestal Marcelo Hidelbrand, da Divisão de Obtenção do Incra/BA, ressalta que a iniciativa tem forte potencial para ganhar vida própria. “As idéias do projeto de educação ambiental têm grande possibilidade de se tornar auto-sustentáveis e se disseminar entre outros agricultores”.

Mata Atlântica

Todos os PAs do município de Mucuri, na região do Extremo Sul, estão envolvidos no projeto intitulado de Regularização Ambiental em Assentamentos Rurais no Corredor Central da Mata Atlântica. São eles os PAs Fazenda Esperança, Paulo Freire, Lagoa Bonita e Jequitibá, que juntos englobam 444 assentados. Pela proximidade, no PA Paulo Freire será criado o Centro de Difusão Ambiental (CDA), que dará suporte ao projeto e onde serão realizadas as capacitações dos monitores.

Já do município de Itajuípe, os PAs Loanda, com 44 famílias, e Helvécia, com 35 famílias, também fazem parte do projeto de regularização ambiental. Além deles, ainda há o PA Açucena Redenção, com 38 famílias, no município de Camacan e o PA Dom Helder Câmara, em Ilhéus, com 26 famílias. Todos estão situados na região Sul do estado e dentro de áreas de remanescentes de Mata Atlântica.

Floresta Viva

O projeto de regularização ambiental segue o exemplo do bem-sucedido projeto pioneiro de adequação ambiental realizado nos PAs Terra Vista e Rio Aliança, situados no município de Arataca, região Sul. Inclusive, ocorrerão visitas ao PA Terra Vista para que os assentados possam verificar as ações de recuperação de áreas degradas e de educação ambiental já realizadas.

De acordo com o secretário-executivo do Instituto Floresta Viva, Ruy Barbosa da Rocha, a intenção é consolidar a parceria com o Incra no Sul e Extremo Sul. O Floresta Viva já tem experiências em PAs e com agricultores familiares em ações de adequação ambiental e na criação de reserva privada.

 
 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.