Panorama
 
 
 

COPEL ENSINA SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO
MEIO AMBIENTE ÀS CRIANÇAS NO LITORAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Janeiro de 2008

Entre as muitas ações que a Copel desenvolve no litoral, durante a Operação Viva o Verão, estão as palestras educativas, que agora fazem parte de um projeto mais amplo. Pela campanha “Eu cuido do meio ambiente”, técnicos voluntários da empresa percorrem os Centros de Valorização Municipais (antigos Petis) promovendo mudança de atitude entre as crianças.

As primeiras palestras, realizadas em Pontal do Paraná e Guaratuba, alcançaram mais de 400 pequenos cidadãos e se repetem, nesta quarta e quinta-feira, em Matinhos, completando o ciclo. Os trabalhos têm o apoio dos estudantes de cursos de Turismo que estão atuando como promotores e multiplicadores da Copel, na Operação Viva o Verão.

Depois da palestra, em que são abordados aspectos da segurança no uso da energia elétrica, as crianças recebem um colete com a frase que dá nome ao projeto – “Eu cuido do meio ambiente” – e um crachá, que simbolizam o estabelecimento da parceira dos pequenos com a natureza e o seu compromisso com a Copel e a segurança, dentro dos ensinamentos que tiveram.

As crianças também recebem um “kit-escola”, contendo uma cartilha, régua, jogo da memória e álbum de figurinhas, materiais que ajudam a fixar o tema, pois são manuseados durante todo o ano letivo.

Governo ganha o apoio de esportistas na preservação do meio ambiental do LitoralGoverno ganha o apoio de esportistas na preservação do meio ambiental do Litoral

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Sanepar ganharam novos aliados na luta pela preservação do Litoral paranaense: as crianças e os surfistas. A partir deste sábado (19), o Governo leva às ruas a campanha “A Onda Agora é Preservar”, estrelada pelo único tri-campeão brasileiro de surfe, Peterson Rosa, e pela bodyboarder Maria Alice Sabóia Baggio. Eles vão auxiliar na conscientização de crianças e jovens sobre a importância de garantir os recursos naturais para as futuras gerações.

“É uma campanha inédita e reúne mais de 20 entidades públicas e privadas com o único propósito de mostrar aos jovens como a contribuição de cada um deles é importante para garantir a preservação do nosso Litoral”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. Segundo ele, com o apoio de instituições de ensino do Litoral, a campanha será promovida durante todo o ano, priorizando crianças e jovens.

Rasca explicou que a campanha enfatizará o volume crescente de animais marinhos mortos devido ao lixo e a poluição. Para este trabalho, a campanha terá com o apoio do Instituto de Pesquisa Cananéia, que atua no monitoramento de tartarugas, golfinhos e animais marinhos.

Aquecimento ecológico, gincanas para coletar lixo e palestras sobre o meio ambiente serão promovidas todos os dias nas escolinhas de surf e bodyboard e nas competições organizadas pela Federação Paranaense de Bodyboard. Paralelamente, estarão acontecendo oficinas de arte, pintura, pigmentação e construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, peças teatrais e atividades de conscientização ecológica nos balneários de Ipanema, Caiobá, Matinhos, Pontal do Sul e Guaratuba.

Uma das estrelas da campanha, a bodyboarder Maria Alice Sabóia, que fica em média três horas por dia na água, contou que se propôs a auxiliar o Governo neste trabalho após ver a divulgação e sinalização dos locais próprios e impróprios para banho. “Viajo muito participando de campeonatos e hoje vejo o quanto é importante esta sinalização, tanto para os banhistas quanto para os veranistas. Os surfistas têm a prancha que protege um pouco a entrada de água contaminada em nosso corpo pelos olhos, nariz, boca e ouvidos, provocando doenças. Já os banhistas precisam dessa sinalização para evitar o risco de contrair alergias, conjuntivite e outros problemas à sua saúde”, disse.

O tricampeão brasileiro de surfe, Peterson Rosa, disse que sempre se preocupou com o futuro das crianças e da praia de Matinhos, onde foi criado e começou a surfar. “O surfe é qualidade de vida, mas ninguém gosta de surfar em praia poluída e cheia de lixo. Os cidadãos não podem continuar fechando os olhos para a responsabilidade que todos temos de preservar o que resta. As crianças têm um papel fundamental nesta missão. Fico muito feliz por contribuir com a minha imagem”, afirmou.

O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, comemorou o apoio dos atletas. “É mais um segmento da população nos ajudando neste trabalho de despoluição das praias”, disse.

Entre os órgãos envolvidos na campanha estão: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) programas : Nossa Praia é Limpeza e Cinema e Teatro na Areia, Sanepar, Copel, Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, Universidade Federal do Litoral (UFPR Litoral), Paraná Esporte, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Turismo, Federação Paranaense de Bodyboarding , Associação de Surfe de Guaratuba.

+ Mais

Crianças viram protetores da natureza em Campanha da Secretaria do Meio Ambiente

Quem participa das atividades da campanha “A onda agora é preservar” - lançada sábado (19) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em Matinhos - se torna automaticamente um “Protetor da Natureza”. A carteirinha de adesão já começou a ser distribuída e pode ser encontrada nas barracas de balneabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), instaladas em todo o litoral e nas escolinhas de surf da Federação Paranaense de Bodyboarding.

Para ser um “Protetor da Natureza”, assim como o tricampeão brasileiro de surf Peterson Rosa e campeã sul-americana de bodyboarding Maria Alice Sabóia Baggio, crianças e jovens devem ouvir um pouco sobre a importância de cuidar das praias, dos animais e das florestas, assim como de separar o lixo.

Bruno Roussenq, 11 anos, morador de Matinhos, foi o primeiro a garantir sua carteirinha, depois de saber que o esgoto contamina o mar. “Só fiquei sabendo quando começou a aparecer na tevê e quando colocaram as barracas vermelhas na praia, fiquei curioso e vim aqui para saber mais sobre esse assunto. Agora vou perguntar para os meus vizinhos se eles jogam esgoto no rio”, disse Bruno, que participou ainda das oficinas de lixo reciclável.

Para a curitibana Rosimeri da Costa, que levou seu filho Marco Antônio da Costa Schneider, de 7 anos, ao lançamento da “A onda agora é preservar”, a idéia de desenvolver uma campanha para crianças e adolescentes foi muito boa. “As pessoas têm que se conscientizar desde cedo do perigo que estamos passando em nosso planeta. Todos devem saber que não se pode jogar lixo em qualquer lugar, que temos que cuidar do planeta, porque senão os animais que existem hoje não vão existir amanhã. Nossos filhos não vão ver as belezas que vemos hoje”, destacou.

Seu filho Marcos demonstrou que a campanha já está atingindo seu objetivo. “Aprendi que não podemos jogar lixo na praia e que temos que defender a natureza. Eu sou um defensor da natureza”, disse.

INCENTIVO – Cássia Gabriela Gonçalvez, 13 anos, que mora em Foz do Iguaçu, avaliou que a carteirinha incentiva as crianças pequenas a cuidarem da natureza. Ela gostou mesmo foi da participação dos surfistas na campanha. “Meu irmãozinho adorou a carteirinha. Eu achei muito legal terem escolhido surfistas para essa campanha, porque eles estão o tempo todo na água, então ninguém melhor do que eles pra defender a qualidade da praia”, comentou.

Pérola de Souza, coordenadora das escolas de surf da Federação Paranaense de Bodyboarding, explicou que as crianças que participam das escolinhas se tornarão agentes multiplicadores das informações. “Eles levarão informações sobre melhoria da qualidade da água para suas casas e para seus amigos, cobrando de seus pais a ligação de esgoto. Assim, o assunto entra no cotidiano da família, dos vizinhos”, disse. “É o boca-a-boca, que parece uma coisa pequena, mas tenho certeza que terá um grande alcance. Se cada um fizer a sua parte podemos mudar muita coisa”, finalizou.

Entre os órgãos envolvidos na campanha estão: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) programas : Nossa Praia é Limpeza e Cinema e Teatro na Areia, Sanepar, Copel, Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, Universidade Federal do Litoral (UFPR Litoral), Paraná Esporte, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Turismo, Federação Paranaense de Bodyboarding , Associação de Surfe de Guaratuba.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.