Panorama
 
 
 

GIRASSOL É ALTERNATIVA PARA PRODUÇÃO DO BIOCOMBUSTÍVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

22/01/2008 - Brasília (22.1.2008) - A caracterização dos riscos climáticos para o cultivo do girassol no sistema de produção de agroenergia será tema de palestra de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante o Show Rural Coopavel, entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro, em Cascavel (PR). O girassol é uma das opções para produção de biocombustível, porque apresenta elevado teor de óleo nos grãos (38% a 53%) e seu cultivo se adapta às diversas regiões do País.

Na opinião do pesquisador da Embrapa, César de Castro, com o zoneamento climático para a cultura em 2007, disponível do site www.agritempo.gov.br, foi possível delimitar as áreas e épocas de semeadura com maior aptidão climática para o desenvolvimento da cultura do girassol. “O zoneamento é um aliado do produtor, pois permite escolher a melhor época de cultivo - apropriado para cada região - considerando o risco hídrico”, explica Castro.

Atualmente, o girassol ocupa cerca de 100 mil hectares no País. No Cerrado é uma opção preferencial como segundo cultivo no verão. Além da produção de biocombustível, o girassol tem potencial para atender os mercados de óleos comestíveis nobres, confeitaria, alimentação de pássaros, produção de silagem, farelo e torta para alimentação animal, produção ornamental e de mel, com possibilidade de exportação de grãos e óleo. (Dilma Duarte/Embrapa)

+ Mais

Agentes do mapa fiscalizarão a produção de orgânicos

24/01/2008 - Brasília (24.1.2008) - Uma rede de profissionais para fiscalizar o setor produtivo e a comercialização dos orgânicos em todo o País será implantada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A previsão é que 50 agentes sanitários, aprovados no último concurso do ministério, sejam capacitados a partir de março.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, informou que os profissionais trabalharão no campo e nos pontos de venda, validando todo o processo. “Além disso, vamos continuar com mais 40 fiscais que estão capacitados para fomento, com o objetivo de estimular a cadeia a produzir. A meta é fazer com que o Brasil ocupe o lugar de grande produtor de orgânico”, ressaltou.

A partir da regulamentação dos orgânicos por meio de decreto publicado no final de 2007, os supermercados ou postos de venda terão que destacar os produtos nas prateleiras. O Mapa será responsável pelo selo orgânico, que garante ao consumidor que o produto não possui agrotóxicos, nem fertilizantes químicos e respeita as questões sociais e ambientais. (Da Redação).

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.