Panorama
 
 
 

GOVERNO DO ESTADO QUER SUGESTÕES PARA POLÍTICA ESTADUAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2008

23/01/2008 - O Governo do Estado colocou em consulta pública uma proposta de texto para a Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC. Os interessados têm prazo até o próximo dia 29 de janeiro para enviar contribuições para o aperfeiçoamento do projeto de lei que, após as rodadas de consulta e consolidação, será encaminhado pelo governador José Serra para aprovação pelo Legislativo.

As sugestões devem ser encaminhadas por correio eletrônico para Virgínia Dorazio, no e-mail virginiad@cetesbnet.sp.gov.br em formato [.doc] ou [.rtf].

Mais informações poderão ser obtidas no Site da SMA e no Site da Cetesb, onde o interessado encontrará a minuta da Política Estadual de Mudanças Climáticas e orientações para o envio de suas contribuições.

A proposta

A proposta foi elaborada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria Executiva do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade e Programa Estadual de Mudanças Climáticas Globais - PROCLIMA, da CETESB.

O texto, que atende ao estabelecido no Decreto Estadual Nº 49.369, de 11 de fevereiro de 2005, que instituiu o Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, reflete conceitos consolidados em tratados e convenções sobre o tema, abrangendo pontos já abordados em leis nacionais e internacionais.

Segundo os autores da proposta, o texto possui um caráter pedagógico que estimula a participação ampla da sociedade, pois os tópicos locais tratados na PEMC possuem repercussão nacional e global. Articulado com a Política Nacional sobre Mudanças Climáticas, o texto pode se tornar uma iniciativa replicável a outras regiões ou esferas de governo.
Texto: Newton Miura

+ Mais

Ministro de Angola é recebido por presidente e técnicos da CETESB

21/01/2008 - Angola deverá ser a primeira nação africana a assinar um termo de cooperação técnica com a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Os primeiros passos para esse objetivo foram dados na última semana, quando o ministro do Urbanismo e Ambiente daquele país, Diekumpuna Sita N´sadisi José, foi recebido, em duas ocasiões, pelo presidente da Companhia, Fernando Rei.

Terça-feira (15/01), o ministro angolano visitou laboratórios da sede da CETESB em São Paulo e, na quinta (18/01), discutiu as linhas básicas para a elaboração de minuta de um Memorando de Entendimento, pelo qual a CETESB oferece sua experiência na capacitação e na transferência de tecnologia voltada à gestão da qualidade ambiental.

A intenção do ministério angolano é, a partir da experiência da agência ambiental de São Paulo, criar um Centro de Tecnologia Ambiental, em Luanda. Para Fernando Rei, esta é uma oportunidade de inserção de um país da África na agenda de cooperação internacional da Companhia.
Texto: AS
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.