Panorama
 
 
 

MANIFESTAÇÕES CONTRA CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIA DE CELULOSE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

Resta uma ligação entre Argentina e Uruguai

20 de Janeiro de 2008 - Agência Telam - Buenos Aires (Argentina) - Ambientalistas das cidades argentinas de Gualeguaychú e Colón continuavam bloqueando hoje (20) as pontes que ligam o país ao Uruguai, em protesto contra o funcionamento da fábrica de celulose finlandesa Botnia. Mas em Concordia, o bloqueio da ponte que desemboca em Salto não deu certo por causa do escasso número de manifestantes. Resta, assim, uma ligação terrestre entre os dois países. A interrupção total não foi concretizada.

O bloqueio sobre a ponte General Artigas, que liga Colón à cidade uruguaia Paysandú, continuará até o fim do dia, quando os ambientalistas vão suspender o protesto que intensificam durante os fins de semana do período de férias.

Já a ponte General San Martín, que une Gualeguaychú e Fray Bentos, continua interrompida. O bloqueio começou há 14 meses, um ano antes do início das operações da fábrica da Botnia.

Manifestantes de Gualeguaychú decidiram organizar uma protesto com tochas (antorchazo, em espanhol) no dia 26 de janeiro na ponte General San Martín segundo informou à Télam o assembleísta José Pouler.

O protesto também será feito nas cidades uruguaias de Colonia, Colonia Agraciada, Mercedes, Tacuarembó e Montevideo, no início do último fim de semana de janeiro.

+ Mais

Manifestantes organizam bloqueio total da fronteira entre Argentina e Uruguai

19 de Janeiro de 2008 - Agência Telam - Buenos Aires (Argentina) - Ambientalistas das cidades argentinas de Gualeguaychú, Colón e Concordia programam fechamento de estradas e outras ações para protestar contra a presença da fábrica de celulose finlandesa Botnia às margens do rio Uruguai, na cidade uruguaia de Fray Bentos. O objetivo é bloquear todas as três passagens terrestres entre os dois países.

Os vizinhos da cidade de Colón planejam iniciar hoje (19) uma interrupção de 24 horas na fronteira. A assembléia ambientalista de Concordia tentará cortar a estrada 015, embora o Exército tenha ordem de impedi-los. Foi o que informou Liliana Silva, integrante da assembléia de Concordia.

Uma vez na estrada, vão distribuir panfletos com os dizeres "Pela vida e dignidade, contra o saque e a contaminação", em protesto contra Botnia, e advertindo sobre os "prejuízos" que trará sua atividade industrial para a "saúde" e a "relação bilateral".

Liliana Silva disse que a preocupação não deve ser com as barreiras, mas com os "projetos das papeleiras estrangeiras de instalar suas plantas sobre o lado uruguaio do rio Uruguai", que, segundo ela, já são "pelo menos sete".

Enquanto isso, e com a solidariedade das assembléias de Colón e Concordia, os assembleístas de Gualeguaychú continuam com sua luta contra a presença de Botnia, mantendo a barreira da estrada 136, que já dura 14 meses.

Para 26 de janeiro, Dia Mundial Contra a Globalização, a assembléia cidadã de Gualeguaychú planeja realizar uma manifestação com tochas (antorchazo, em espanhol) na ponte internacional General San Martín, segundo adiantou à agência Telam o assembleísta José Pouler.

No mesmo dia, de forma simultânea, assembléias de Colonia, Colonia Agraciada, Mercedes, Tacuarembó e Montevideo realizarão ações similares com a mesmo objetivo, contra a globalização e as papeleiras, disse ele.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.