Panorama
 
 
 

NO RJ, CERCA DE 5 MIL VOLUNTÁRIOS PARTICIPAM
DE MUTIRÃO DE LIMPEZA DOS RIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

20 de Janeiro de 2008 - Aline Beckstein - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Um mutirão de limpeza marcou a comemoração, no Rio de Janeiro, do Dia Estadual de Limpeza dos Rios. Segundo o governo do estado do Rio, cerca de 5 mil voluntários participaram, hoje (20), da limpeza de 35 rios, durante as atividades da 2ª edição do Dia Estadual de Limpeza dos Rios.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da preservação dos recursos hídricos, que sofrem com o despejo de lixo e esgoto, desmatamento e ocupação irregular.

O secretário de ambiente do Rio, Carlos Minc, enfatizou a necessidade de parcerias para a despoluição dos rios do estado.

“O estado está fazendo investimentos pesados em saneamento, aterros sanitários e dragagem. Mas a sociedade, através da conscientização ambiental, e as empresas, com investimentos, também estão participando”, disse Minc.

“A água doce é cada vez mais rara, cara e poluída. Essa é a água que nós bebemos. Todo mundo precisa ajudar a preservá-la”, defendeu.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, acompanhou as atividades de limpeza do Rio Meriti, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No local, trabalha uma cooperativa de catadores de material reciclável.

“Nós pretendemos mostrar, em primeiro lugar, que a sociedade tem que se mobilizar para a causa do meio ambiente. Nós tiramos desse rio aparelhos de televisão e tudo quanto é tipo de materiais e eletrodomésticos. É preciso estimular uma conscientização”, disse Cabral.

O trabalho dos catadores no Rio Meriti é possível graças às chamadas ecobarreiras. Esses dispositivos utilizam fios de aço, que seguram o lixo em suspensão que desce dos rios para a Baía de Guanabara ou para as lagoas.

As cooperativas retiram o lixo que pode ser aproveitado e o vendem para os sucateiros. O restante é encaminhado para os aterros sanitários. Em média, são coletadas, por mês, dez toneladas de material reciclável, nas nove ecobarreiras da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.