Panorama
 
 
 

REDE INDÍGENA DE RADIOFONIA DO RIO NEGRO GANHA 14 ESTAÇÕES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2008

22/01/2008 - Comunidades que vivem na região do Médio Rio Negro estarão, em breve, conectadas à rede de radiofonia indígena, saindo do isolamento em que vivem. O projeto foi apresentado pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e pelo ISA à empresa de telefonia celular Amazônia/Telemig, que doou os equipamentos.

A rede de radiofonia indígena do rio Negro acaba de ganhar mais 14 estações, localizadas nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro. Dessa forma, mais comunidades estarão integradas à rede da Foirn por meio de equipamentos doados pela Amazônia Celular/Telemig Celular, no valor total de R$ 93.520,00. Cada estação inclui um aparelho de rádio e alguns acessórios, uma antena, uma placa solar e uma bateria. Agora, é preciso conseguir apoio para custear as despesas de transporte e instalação dos equipamentos. estimadas em R$ 27 mil. Mais da metade dessa quantia é destinada ao combustível para o deslocamento em voadeira com motor 40hp, a partir de Santa Isabel e Barcelos, para alcançar comunidades distantes até 200 km.

Operadora da central da rede de radiofonia na sede da Foirn em São Gabriel da Cachoeira

Sediada em São Gabriel da Cachoeira, cidade situada a mil km a noroeste de Manaus, a rede de comunicação da Foirn, que reúne mais de 60 associações indígenas de base, compreende 123 estações de radiofonia, em sistema de freqüência fixa, em ondas SSB. Elas operam nas comunidades localizadas nos 10,6 milhões de hectares de Terras Indígenas demarcadas na porção mais alta da bacia. Com a doação das estações, a rede será ampliada, abrindo possibilidades para novas atividades. (veja mapa e no final do texto, quadro com a relação das 14 comunidades).

Na região do Médio Rio Negro, entre os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, as comunidades indígenas, representadas por duas associações de base da Foirn - Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (ACIMRN) e Associação Indígena de Barcelos (Asiba) - lutam pelo reconhecimento de suas terras, ainda não demarcadas. Dois grupos de trabalho da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram na região no ano passado fazendo a identificação das terras, primeira etapa do processo de demarcação. As novas estações vão facilitar a participação indígena no processo de reconhecimento dos seus direitos territoriais e no acesso aos serviços de atendimento de saúde e outras informações.

Essas comunidades situam-se às margens do rio Negro e de seus afuentes tanto da margem direita quanto esquerda e suas populações vivem basicamente da agricultura, da pesca e do extrativismo. São formadas por famílias indígenas Baré da própria região e por algumas vindas do Alto Rio Negro, como Tukano, Baniwa, Dessano, Tariano, Arapaço, Piratapuia e outras. A maioria é Baré falante de nhengatu e português. E outra parcela da população fala Tukano e Baniwa.

As novas comunidades da rede de radiofonia da Foirn

Em Barcelos

:: Cauburis - rio Negro
:: Bacabal - rio Aracá
:: Canafé - rio Negro
:: Ponta da Terra - rio Quiuinin
::Tapera - rio Padauiri
:: Floresta - rio Negro
:: Samauma - rio Demini

Em Santa Isabel

:: Massarabi - rio Negro
:: Castanheirinho - rio Negro
:: Espirito Santo - rio Negro
:: Malalahá - rio Preto
:: Aquaricuara - rio Jurubaxi
:: Matozinho - rio Negro
:: Tabocal do Uneuixi - Foz do Uneuixi

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.