Panorama
 
 
 

RESERVA MAMIRAUÁ PODE INTEGRAR PROGRAMA FEDERAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

Processo de monitoramento das mudanças climáticas globais, "o que ainda não ocorreu", disse. Ele explicou que as questões científicas são estratégicas para o País e para elaboração de políticas públicas do governo.

"Serão estudados processos que são fundamentais para os serviços ambientais que a floresta pode realizar para o meio ambiente. Vários desses processos ainda são desconhecidos. Além disso, os trabalhos resultarão em treinamentos para pesquisadores e estudantes da Amazônia, os quais operarão esses equipamentos a médio e longo prazo", enfatizou.

A primeira base de monitoramento está sendo instalada na Estação Experimental de Silvicultura Tropical, no km 44 da BR-174, e a segunda, na ZF-2, sítio Experimental do Programa Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), situado no km 50 da BR-174, adentrando mais 34 km de estrada de barro, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).

As estações funcionarão, inicialmente, por um período de dois anos. Mas a intenção é que o monitoramento seja feito por mais cinco ou dez anos. Para isso, serão submetidos projetos ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Os equipamentos farão medidas precisas das propriedades atmosféricas de gases e partículas da Amazônia Central. Segundo Artaxo, as medições são fundamentais porque a maior parte do vapor d’água do globo é produzida em regiões tropicais, como a Amazônia, e influencia nos ciclos hidrológicos globais.

Entre os levantamentos a serem feitos, Artaxo destaca a estrutura do perfil vertical da atmosfera por meio de laser de altíssima potência, "o que não era realizado", afirmou. Os pesquisadores também verificarão a propriedade das nuvens, o monitoramento remoto por meio de satélites, as medidas dentro da copa das árvores e a concentração de partículas de aerossóis.

"As concentrações de aerossóis na atmosfera serão medidas, em tempo real, por meio de fotômetros solares. Os aerossóis são emitidos por queimadas e estão presentes na fumaça dos veículos automotores. Eles inibem a formação de nuvens e são visíveis em todo o Continente e dispersos para todo o planeta", explicou o cientista.

Floresta x atmosfera
O inter-relacionamento entre a floresta e a composição atmosférica na região, de acordo com Artaxo, ainda é muito desconhecido. Mesmo com as pesquisas feitas por meio de satélites é preciso estar in loco. O pesquisador diz que o Programa LBA tem contribuído muito para o entendimento desses processos, mas é preciso formar uma rede de monitoramento ambiental de longa duração. "Precisamos entender as sazonalidades dos fluxos e processos que regulam os ciclos hidrológicos na Amazônia", afirmou.

Na chuva
Segundo Artaxo, a chuva tem prejudicado um pouco o andamento dos trabalhos, mas nada que comprometa o resultado final. "Fazer pesquisa na Amazônia não é a mesma coisa que trabalhar em uma bancada de um laboratório em São Paulo", destacou, acrescentando que como esse ano é de el nina, aumenta a quantidade de chuvas e altera a composição atmosférica.

Apesar da dificuldade logística para instalar equipamentos de monitoramento atmosférico, principalmente devido as fortes chuvas, o pesquisador disse que a idéia era vir mesmo nesse período. Ele explicou que é um período em que as queimadas cessam. Dessa forma, não há como os resultados serem alterados por ações antrópicas, pois já foram experimentos na região de Balbina, localizada no município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, em 2002, na época das queimadas. "A meta é estudar as propriedades naturais das emissões da floresta, o que ainda não foi realizado", ressaltou.

Os resultados serão apresentados na Conferência Internacional do LBA, que será realizada no período de 24 a 29 de julho deste ano.

Parcerias
A pesquisa envolve cerca de 120 pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do Exterior, entre elas a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Universidade Federal do Pará (UFPA), além do Inpa e de parcerias estrangeiras como: Universidade de Lund (Suécia); Universidade de Harvard, Instituto Max Planck (Alemanha), Universidade do Colorado (EUA).

Pelo lado brasileiro, os trabalhos são viabilizados por meio do projeto "Mudanças de Uso da Terra na Amazônia e Implicações Climáticas e na Ciclagem de Carbono", conhecido como projeto Milênio, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo composto por vários subprojetos. Pelo estrangeiro, é viabilizado por meio dos projetos Amaze e EUCAARI (siglas, em inglês), que consistem em estudos de aerossóis e gases traços detalhados e de longo prazo.

Influência dos aerossóis
Nesta quinta-feira, Paulo Artaxo proferiu a palestra "Importância dos aerossóis na química da atmosfera e na bioquímica da Amazônia", na sala de seminários da biblioteca do Inpa. Ele disse que a ocupação desordenada da Amazônia tem aumentado o número de aerossóis na atmosfera. E, quando em grande quantidade na atmosfera, os aerossóis bloqueiam a radiação solar por completo interrompendo vários processos naturais.
Com informações da Agência Fapeam
Assessoria de Comunicação do INPA

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.