Panorama
 
 
 

SANEPAR, IAP E PODER JUDICIÁRIO VÃO FISCALIZAR FOSSAS SÉPTICAS NO LITORAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Janeiro de 2008

Os proprietários de imóvel do Litoral paranaense agora têm nova tarefa. Nas regiões onde já existe a rede coletora de esgoto, eles devem esgotar, desinfetar e aterrar as fossas. Onde ainda não há rede coletora disponível, as fossas devem ser limpas periodicamente. Para isso, a Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Poder Judiciário vão promover uma campanha para alertar sobre a limpeza, aterro e regularização de fossas sépticas.

“Esta é a segunda fase da campanha, agora voltada especialmente para os que ainda não têm a rede disponível ou, para quem já está ligado, mas ainda mantém a fossa aberta, o que contamina o lençol freático e, mais adiante a praia”, explica o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

A segunda fase da campanha da Sanepar no litoral terá dois objetivos básicos: orientar o dono do imóvel onde já existe rede disponível, para desativar a fossa séptica, e esclarecer àqueles que ainda não têm o serviço de coleta de esgoto, para que construam corretamente a fossa séptica e mantenham limpas as existentes.

Para todos os proprietários, serão dados os telefones de empresas credenciadas junto ao IAP e Sanepar que estão aptas a efetuar os serviços de limpeza. A lista também pode ser encontrada no site da Sanepar – www.sanepar.com.br. Nos caminhões destas empresas estão fixados adesivos que informam sobre o credenciamento.

Embora a companhia seja responsável apenas pelo sistema de coleta e tratamento do esgoto instalado, para melhorar a balneabilidade das praias, a Sanepar está produzindo material educativo para mostrar a importância de a fossa ser construída de acordo com padrões técnicos, para que funcione sem prejudicar o meio ambiente. O dono do imóvel também vai ser orientado sobre a necessidade de manter a fossa limpa. O material educativo será entregue em todos os imóveis por onde a rede de esgoto ainda não passou,
VARREDURA - Para intensificar o trabalho de despoluição das praias do litoral, a Sanepar começou esta semana a Operação Varredura, em Guaratuba, com vistoria das ligações de esgoto e identificação de fossas ainda ativas.

A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, informa que a varredura vai ocorrer na região da bacia do Rio Brejatuba, onde existe rede coletora há mais de 15 anos. “Vamos repassar a vistoria nos imóveis para avaliar as condições e a qualidade das ligações, verificando se ainda existem fossas ativas. Isso porque é um local de muitas construções antigas que não passaram por reforma e podem estar contaminando o mar”, enfatizou Maria Arlete.

BOX 1 – O QUE SÃO FOSSAS SÉPTICAS

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico, na qual é feita a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. Trata-se de uma maneira simples e barata de disposição do esgoto. Entretanto, o tratamento não é completo como numa estação de tratamento de esgoto.

A fossa deve ser implantada num nível mais baixo do terreno e longe de poços, cisternas ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo trinta metros de distância), para evitar contaminações, no caso de eventual vazamento. O tamanho da fossa séptica depende do número de pessoas da moradia. Ela é dimensionada em função de um consumo médio de 200 litros de água por pessoa, por dia. Porém sua capacidade nunca deve ser inferior a mil litros.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.