Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO REFORÇA PREOCUPAÇÃO COM BANHISTA EM ÁGUA CONTAMINADA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Janeiro de 2008

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, promoveu no final de semana, em Matinhos, uma reunião de emergência com 40 funcionários - que coordenam as barracas de balneabilidade instaladas em 43 pontos da orla e na Ilha do Mel – para reforçar a necessidade da orientação aos veranistas que insistem em banhar-se em água poluída.

Estes funcionários coordenam o trabalho de 120 estagiários da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) – contratados para distribuir os boletins de balneabilidade na areia, e informar os veranistas sobre os riscos de tomar banho em água contaminada e, como é feito o processo de análise da água. O trabalho ocorre seis dias por semana, das 9horas às 17 horas.

“Mesmo não havendo a obrigatoriedade deste trabalho, por já estarmos sinalizando os locais impróprios, queremos que os funcionários vejam os idosos e crianças que estão na água como membros da sua própria família. Eles devem deixar bem claro os problemas que o elevado índice de coliformes fecais pode causar à saúde”, declarou durante a reunião. Segundo ele, muitas pessoas continuam entrando em água imprópria para o banho, na maioria das vezes, por distração ou falta de orientação.

“Muitas famílias entram na praia sem passar pela barraca e acabam tomando banho de mar em local contaminado por não ter visto a abarraca. Os estudantes e funcionários tem o papel de conscientizar”, lembrou o secretário.

O Paraná monitora a qualidade da água há 19 temporadas, mas apenas em 2004 passou a sinalizar com barracas. As cores das barracas são diferenciadas sendo que as azuis indicam que o ponto é próprio para banho e as vermelhas representam os locais impróprios. Ao todo, serão emitidos 16 boletins até o final da temporada distribuídos em todos os balneários e na rodoviária de Curitiba.

LOCAIS DE RISCO – A balneabilidade aponta a emissão de esgoto sanitário e presença de coliformes fecais nas águas da orla paranaense e qualifica os locais em próprios ou impróprios para banho. Para um local ser classificado como próprio para banho, pelo menos 80% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas devem apresentar até 800 escherichias coli (que indica a presença de coliformes fecais) por 100 mililitros de amostra. Apresentando mais de 2.000 coliformes fecais por 100 mililitros, o local será considerado impróprio para banho. Nos pontos de risco a concentração de esgotos e coliformes apresenta índices superiores a 100 mil escherichia coli.

O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças como gastrenterite, infecções nos olhos, ouvidos e garganta, e doenças de pele. Doenças mais graves também podem ser transmitidas através da água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.