Panorama
 
 
 

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE IBAMA E ALAGOAS FARÁ GESTÃO FLORESTAL COMPARTILHADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

Brasília (29/01/08) - O Ibama e o Estado de Alagoas firmaram Acordo de Cooperação Técnica visando à gestão florestal compartilhada no estado. Representando Alagoas estão a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-Semarhn e o Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas-IMA.

O objetivo do Acordo é estabelecer regras e condições de cooperação técnica visando o licenciamento e a gestão florestal compartilhada dos recursos florestais no estado de Alagoas. Deverão ser cumpridas diretrizes como: evitar impactos na prestação de serviços durante a transição das atribuições federais para o órgão estadual de meio ambiente. Cumprir determinações legais, viabilizar o compartilhamento da gestão florestal, evitar duplicidade de esforços e sobreposição de atividades. Buscar melhorias nas condições estruturais e de recursos humanos na execução na política florestal por parte do órgão estadual de meio ambiente. Interligar os sistemas estaduais de controle para um sistema nacional, disponibilizar informações na internet e criar um sistema de controle e participação social.

Tanto Ibama, quanto os órgãos que representam o estado de Alagoas, neste caso a Semarh e o IMA, deverão implementar ações conjuntas ou compartilhadas buscando esforços para efetivar o Acordo, conforme descrito na legislação ambiental federal e estadual. Trimestralmente deverão ser realizadas reuniões com o objetivo de avaliar e detalhar as ações e atividades, divulgando os resultados aos usuários interessados. O processo de planejamento, avaliação e monitoramento deve considerar obrigatoriamente, a capacidade institucional do estado, as ferramentas para gestão da informação e definição de instâncias para o fortalecimento do monitoramento do pacto.

O Acordo de Cooperação entra em vigor a partir da data de publicação e tem validade até 31 de dezembro de 2009, podendo esse prazo ser prorrogado por termo Aditivo. Poderá ainda ser rescindido, desde que esteja de comum acordo entre as partes, mediante notificação prévia por escrito com 30 dias de antecedência.
Verbena Fé

+ Mais

Mato Grosso do Sul participa de Capacitação para conferências do Meio Ambiente

Campo Grande (28/01/08) - O Ibama em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, promove nesta quarta-feira, (30) capacitação para a Coordenação das Conferências Municipais de Meio Ambiente. O encontro será realizado no auditório da Caixa Econômica Federal, na Avenida Mato Grosso, Parque dos Poderes, das 8h às 18h, em Campo Grande (MS).

A oficina será ministrada pela coordenadora da região centro-oeste do MMA, Lúcia Aragão, que apresentará a metodologia para organização e operacionalização das conferências municipais do Meio Ambiente. Em seguida, o professor Dr. José Sabino falará sobre “Modelos de Desenvolvimento Sustentável no MS e mudanças climáticas”.

Ainda pela manhã, a analista ambiental do Ibama, Anna Christina Mendo, fará a exposição do documento que trata sobre o passo a passo de uma conferência. A proposta é que os coordenadores esclareçam suas dúvidas e recebam todas as informações necessárias para a realização das conferências municipais.

A expectativa é de que representantes dos 78 municípios do estado participem da oficina e realizem suas conferências.

Conferência Estadual

Com o tema “Mudanças Climáticas”, a III Conferência Estadual de Meio Ambiente de MS será realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, nos dias 13 e 14 de março. A proposta, além de contribuir para a construção da política e do plano estadual de mudanças climáticas, é fomentar discussões e iniciativas que busquem a educação ambiental e a participação popular em políticas para a sustentabilidade.

Os temas regionais propostos a serem debatidos na Conferência Estadual são Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável. A intenção é que a abordagem desses temas contribua para a elaboração e implantação de políticas setoriais do governo.

A III Conferência Estadual de Meio Ambiente de MS conta com o apoio da Semac, Semades, PMA, Assomasul, Ciabri, Ecoa – Ecologia e Ação, Cointa, Fiems, Águas do Brasil, Federação da Agricultura Familiar, Famasul, Cidema, Uniderp, UFMS, Ong Caer, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Enersul, CDDH, FETEMS, Indetec, CREA-MS, WWF-Brasil, Movimento de Articulação dos Povos Indígenas, OAB, Corpo de Bombeiro, dentre outras instituições.
Iara Cruz

+ Mais

Ibama autoriza funcionamento do gasoduto Gascav

Brasília (30/01/2008) - O gasoduto Cabiúnas-Vitória – Gascav pode começar a transportar cerca de 20 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, do Terminal de Cabiúnas, localizado em Macaé/RJ, até a Estação Reguladora de Pressão instalada próxima ao Terminal Industrial Multimodal da Serra, no município da Serra. O presidente substituto do Ibama, Bazileu Margarido, assinou há pouco a licença de operação do gasoduto Cabiúnas-Vitória, empreendimento da Transportadora Gasene S.A., que tem 300 quilômetros de extensão.
Sandra Sato

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.