Panorama
 
 
 

DIA MUNDIAL DAS ÁREAS ÚMIDAS: EMBRAPA PANTANAL AVALIA DESAFIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

(01/02/2008) No sábado (2) é comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas, instituído em 1971 durante a Convenção de Ramsar, na cidade de Ramsar (Irã), realizada com o objetivo de promover ações nacionais e internacionais para a conservação e o uso sustentável das áreas úmidas e de seus recursos naturais.

O Pantanal é considerado a maior área alagável do planeta, com 138 mil km², espalhados pelos Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e ocupando ainda parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

Para marcar a data, cientistas da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, avaliam os maiores desafios para o sistema.

A pesquisadora Emiko Resende, da área de recursos pesqueiros, diz que o grande desafio é a compreensão da área úmida. “As pessoas acham que brejos, alagados, mangues e pântanos são áreas insalubres que devem ser drenadas e destruídas. Acham que não tem função nenhuma”, afirmou.

Mas ela explica que essas áreas são reservatórios de água para a época de seca, além de contarem com grande riqueza e diversidade biológica.

“A Embrapa Pantanal é uma das empresas líderes na compreensão desses ambientes e de sua importância econômica e ambiental. As áreas úmidas têm um modo muito particular de funcionamento, que, à primeira vista, não é fácil de entender”, disse a pesquisadora.

Segundo ela, a Embrapa Pantanal, com sua equipe multidisciplinar de pesquisadores, vem contribuindo para o amplo entendimento dos mecanismos de funcionamento desses ambientes para promover seu uso sustentável.

“Por exemplo, a riqueza e abundância de peixes são reguladas pelo pulso de inundação, que é o encher e o secar do Pantanal a cada ano. Cheias grandes proporcionam altas produções de peixes e cheias pequenas, baixas. E a riqueza e abundância de uma infinidade de animais dependem desses peixes, como as aves aquáticas (tuiuiús, cabeças secas, garças, biguás, colhereiros...), as lontrinhas e as ariranhas, que os usam como alimento, e até a onça pintada, que come jacarés, que comem peixes.”

Pressão

A pesquisadora Márcia Divina de Oliveira, da área de limnologia da Embrapa Pantanal, lamenta a pressão sofrida pelas áreas úmidas. “O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas, tem muitos títulos [Reserva da Biosfera, Patrimônio da Humanidade], mas em termos de conservação está muito ruim. Sofre pressão e impactos principalmente de áreas que circundam a planície, embora dentro da planície o desmatamento também tenha aumentado”, diz Márcia.

Para ela, o Pantanal precisa de medidas mais efetivas para sua conservação. “O desmatamento provoca assoreamento dos rios. Basta ver o exemplo do rio Taquari. Não se deve eliminar as matas ciliares. O uso de fertilizantes e agrotóxicos só tem aumentado. É preciso ter ações mais práticas, que dependem de políticas públicas e também de fiscalização”, afirmou a pesquisadora.

Segundo Márcia, apesar de todos os efeitos da falta de conservação, o Pantanal ainda tem áreas naturais dentro das planícies muito importantes para a limnologia [ciência que estuda as águas interiores]. “É uma das poucas áreas do mundo que oferece ambientes naturais para a pesquisa. É como se fosse um laboratório para estudos.”

Apesar dos 23 anos de pesquisas em limnologia, o entendimento do sistema ainda está no início. “Ainda há lacunas, o ambiente úmido foi pouco estudado. Não tem muita gente estudando, não há os recursos necessários e a escala espacial é grande. Escalas muito pequenas não dão os resultados que precisamos. O acesso é difícil e caro”, afirma Márcia.

Ela diz ainda que a infra-estrutura – estações climatológicas e fluviométricas – oferece poucos dados e informações, o que dificulta o trabalho dos cientistas.
Ana Maio

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.