Panorama
 
 
 

FORÇA TAREFA FISCALIZA CAPTAÇÃO DE ÁGUA NAS BACIAS DOS RIOS DOS SINOS E GRAVATAÍ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2008

(25/01/2008) Nesta sexta-feira (25) foram retomadas as ações de fiscalização da Força-tarefa sobre o bombeamento de água nas Bacias Hidrográficas dos Rios dos Sinos e Gravataí, tendo em vista que a régua de captação de água da Corsan em Alvorada ficou abaixo do nível de alerta, fixado em um metro (1 m), acionando, dessa maneira, o sistema que só permite o bombeamento de água para irrigação em três dias parando dois. A primeira ação preventiva da Força-tarefa será uma fiscalização a ser feita neste sábado (26) na região hidrográfica do Rio Gravataí pelo 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar no avião Chimango.

As ações da Força-tarefa, propostas pelo secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, serão coordenadas pela Defesa Civil do Estado, através do sub-chefe, Coronel Marco Aurélio Forlin, com a participação da SEMA, Fepam e da Corsan.

O início das ações foi definido após reunião na Defesa Civil, coordenada pelo Coronel Forlin, da qual participaram a diretora-presidenta da Fepam, Ana Maria Pellini; o chefe do Serviço de Emergência Ambiental da Fepam (Seamb), químico Luiz Fernando Guaragni; o técnico do Seamb, químico Mauro Moura; o comandante do Batalhão Ambiental da Região Metropolitana, Capitão Rodrigo Gonçalves dos Santos; o engenheiro da Corsan, Paulo Germano, e os representantes do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da SEMA, Diego Caprilio,e do Serviço de Irrigação da Fepam, Caubi Pillon.

Desde o dia 7 de dezembro do ano passado, Resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) definiu que a captação de água no Rio Gravataí só seria permitida enquanto o nível do rio permanecesse acima do nível de alerta, fixado em um metro.

Nesta sexta-feira (25) a régua da Corsan atingiu o nível de 0,99 cm, acionando o sistema de captação de água em dias alternados a partir da zero hora deste sábado (26).

Há a possibilidade também de entrar em vigor, caso seja necessária, outra Resolução do CRH, que fixa critérios para a operação dos sistemas de bombeamento de água para irrigação na Bacia Hidirográfica do Rio dos Sinos.

Neste caso, a resolução do CRH determina que o bombeamento continuado somente será permitido enquanto o nível do rio dos Sinos se mantiver acima de 0,50 cm medidos a partir do ponto inferior da bomba de captação do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) em São Leopoldo; de 0,60 cm do ponto da COMUSA, em Novo Hamburgo, e de 0,70 cm da bomba de captação da CORSAN, em Campo Bom, porém o nível do Rio está normal.

As ações preventivas, conforme Ana Maria Pellini, demonstram que o Governo do Estado está atento à situação ambiental das duas importantes bacias hidrográficas do Estado, tendo em vista o recente acidente ambiental verificado em outubro de 2006 no rio dos Sinos, que ocasionou a mortandade de 88 toneladas de peixes, devido a forte seca, calor intenso e despejo de resíduos orgânicos e químicos no rio.

A Força-tarefa que atua nas Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí foi criada em dezembro de 2006 para atender a situação emergencial ocorrida naquela época. Desta vez, conforme o Cel Forlin, a Força Tarefa vai atuar preventivamente e tomará medidas mais drásticas, caso se acentue a redução do nível dos rios.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Governadora cria mais um Comitê de Bacia Hidrográfica

(29/01/2008) O Rio Grande do Sul está com o seu 23º Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica criado. Decreto da Governadora Yeda Crusius institui o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Médio, situado na Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas.

O Comitê, como os demais, conforme previsto na Lei Gaúcha das Águas (10.350/94), será composto por grupo dos representantes dos usuários da água, da população e das administrações direta estadual e federal.

O processo de escolha da primeira representação será coordenado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), que é presidido pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes.

Em seguida, será publicado edital pelo CRH para o período de cadastramento das entidades que desejarem participar do processo eleitoral para composição do novo Comitê.

O RS está dividido em três grandes Regiões Hidrográficas: do Guaíba, do Uruguai e das Bacias Litorâneas. Por sua vez, nas Regiões Hidrográficas, atualmente há 25 Bacias Hidrográficas. Desse total, 21 contam com Comitês de Gerenciamento atuando na Bacia. Dois Comitês criados recentemente (Quaraí e Negro) estão em processo para sua composição e, depois, serão instituídos pela Governadora. A Bacia que ainda não conta com Comitê de Gerenciamento é a do rio Mampituba.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.