Panorama
 
 
 

GOVERNADOR DO MATO GROSSO QUER REVISÃO DOS NÚMEROS DO DESMATAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

30 de Janeiro de 2008 - Luana Lourenço e Marco Antônio Soalheiro - Repórteres da Agência Brasil - Brasília - O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, afirmou hoje (30) que vai pedir uma revisão dos números de desmatamento de 19 municípios do estado, apontados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como alguns dos maiores responsáveis pelo avanço do desmate nos últimos meses de 2007.

O governador sobrevoou hoje a região centro-norte do estado, junto com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Justiça, Tarso Genro; e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Em entrevista à Agência Brasil, Maggi afirmou que órgãos ambientais do estado verificaram discordâncias entre a situação do desmatamento e os números apontados pelo Inpe. “Até no sobrevôo hoje ficou muito evidente que algumas anomalias com incêndios em florestas foram consideradas como desmatamento, por isso têm aparecido essas diferenças”, apontou.

Em entrevista coletiva após o sobrevôo, a ministra Marina Silva avaliou a situação do desmate no estado como “preocupante”.

Maggi afirmou que em 2007 o Inpe errou nas estimativas de desmatamento entre os meses de abril e agosto, o que justificaria o pedido de revisão para o período entre agosto e dezembro. Na avaliação do governador, após a revisão, a configuração da lista de principais desmatadores deverá mudar.

“Em que posição eles [municípios de Mato Grosso] vão se encaixar eu não sei, não estou dizendo que não houve desmatamento na região; eu sei que houve tanto desmatamento autorizado como, certamente, também desmatamento não autorizado. Mas precisamos aproveitar esse momento para fazer uma análise profunda de como é que os dados estão sendo trabalhados”, afirmou.

Em entrevista à TV Brasil, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, reconheceu o erro do instituto em 2007 e afirmou que os dados foram corrigidos. As divergências, segundo Câmara, ocorreram pela contagem de áreas que não foram desmatadas e de regiões que já haviam sido contabilizadas. “Corrigimos os dados para toda a Amazônia, os números que estão disponíveis na internet são os corrigidos”, reiterou.

+ Mais

Ministros e governador do MT sobrevoam município campeão de desmatamento

30 de Janeiro de 2008 - Carina Dourado - Repórter da TV Brasil - Sinop (MT) - Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, da Justiça, Tarso Genro, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, fizeram hoje (30) uma reunião fechada no município de Sinop (MT), com o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi. Os ministros e autoridades também fizeram um sobrevôo na região centro-norte do Mato Grosso para saber como está a situação de Marcelândia (MT), o município que mais desmatou de agosto a dezembro do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O teor da conversa, no entanto, não foi divulgado. Também participaram do encontro o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Inpe.

Desde o início da semana, o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, tem questionado os dados do Inpe. O Inpe admitiu que imprecisões no Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter). Os dados, segundo o órgão, serão checados durante o sobrevôo.

Na semana passada, durante a divulgação dos números do desmatamento na Amazônia, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Gilberto Câmara, os dados preliminares não refletem a totalidade da devastação ocorrida na região. Segundo ele, a diferença entre o Deter e o Prodes, sistema de imagens de satélite mais minucioso e que divulga resultados anuais, chega a 40%.

Para o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, a devastação real na Amazônia pode chegar a 7 mil quilômetros quadrados, mais que o dobro dos 3.235 quilômetros quadrados detectados pelo Deter.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.