Panorama
 
 
 

INCÊNDIO ATINGE PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

Incêndio atinge banhado dentro do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Porto Alegre (28/01/08) - Depois de ajudar a combater dois incêndios próximos à área do Parque Nacional da Lagoa do Peixe durante a semana passada, na sexta-feira (25), a equipe do Parna não conseguiu evitar que um novo foco de incêndio (desta vez na ponta norte da Unidade de Conservação) atingisse o banhado das Ondinas, dentro da área do Parque.

Segundo a chefe do Parque, Maria Tereza Queiroz Melo, ela foi informada na sexta-feira (25) às 19h do novo foco de incêndio, logo depois de dispensar a equipe de 13 pessoas, sete brigadistas da equipe do Prevfogo e servidores do Ibama, que haviam trabalhado sem descanso combatendo incêndios nas plantações de pinus da região por mais de 12 horas na terça-feira (22) e outras 24 horas na quinta (24). A equipe voltou à campo e só no sábado conseguiu debelar o fogo.

Segundo Maria Tereza, ainda foi possível dimensionar o quanto do banhado foi atingido e se muitas aves foram atingidas, mas ela destaca a dedicação da equipe auxiliada pelo helicóptero do Ibama que no sábado pela manhã chegou ao local e ajudou a apagar o fogo, buscando água em uma área próxima, utilizando um estrutura de plástico, que funciona como a espécie de balde gigante.
Maria Helena Annes
Ascom/Ibama/RS
Foto: Maria Tereza Queiroz Melo

+ Mais

Incêndios na região mobilizam equipe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Porto Alegre (25/01/08) - Dois incêndios nas proximidades do Parque Nacional da Lagoa do Peixe mobilizaram a equipe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe durante esta semana, além da equipe de brigadistas da região. Os brigadistas (moradores locais) são treinados pela equipe do Prevfogo do Ibama para auxiliar o combate à incêndios nas Unidades de Conservação (UCs) federais.

Segundo a chefe do Parque, Maria Tereza Queiroz Melo, o primeiro incêndio foi registrado na terça-feira (22) em uma área de pinus ao sul do Parque, no município de Tavares. Treze pessoas (brigadistas e servidores do parque) trabalharam ao lado de bombeiros e forneceram equipamentos para o controle do incêndio (iniciado por volta das 13h) durante mais de 12h, para evitar que as chamas atingissem a mata nativa e a área do Parque. Foram consumidos cerca de 48 hectares de pinus em áreas de florestamento e outros dispersos em áreas de preservação permanente, sobre as dunas.

E na tarde desta quinta-feira (24), por volta das 15h30min, um novo foco de incêndio foi avistado (também próximo à área de entorno do Parque), junto ao município de Mostardas. A equipe do Parque trabalhou no controle do fogo até às 7h da manhã desta sexta-feira (25). Segundo a chefe do Parque, uma área de florestamento da empresa Flopal foi atingida pelo fogo. Durante a tarde desta sexta-feira uma equipe de servidores do Parna fará uma nova vistoria para verificar a situação na região próxima ao município de Mostardas. A prática de manejo controlado do fogo feita pelos moradores da região é apontada como uma das possíveis causas dos incêndios.
Maria Helena Annes

+ Mais

Helicóptero do Ibama vai auxiliar no combate ao incêndio da Esec do Taim

Porto Alegre (29/01/08) - Depois de sobrevoar a Estação Ecológica do Taim que teve juncais secos nos banhados atingidos pelo fogo desde ontem (28/01), o helicóptero do Ibama se deslocou para Porto Alegre para buscar o equipamento chamado Bambi Bucket, uma espécie de balde gigante, feito com tecido sintético com capacidade para transportar 350 litros de água, e deve voltar em seguida para a região. O equipamento foi utilizado para combater um incêndio no Parque Nacional da Lagoa do Peixe na sexta-feira (25/01) Além disso, a Superintendência do Ibama/RS já solicitou apoio de efetivo e equipamentos para a guarnição do corpo de bombeiros que atende a região de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Pelotas. Segundo o analista ambiental Kuriakin Toscan, chefe do escritório do Ibama em Tramandaí, o fogo atinge cerca de 20 hectares de vegetação do parque, situação agravada pelo forte vento que sopra de nordeste.
Maria Helena Annes

+ Mais

Prossegue combate ao fogo na Estação Ecológica do Taim

Porto Alegre (30/01/08) - Prossegue agora pela manhã o trabalho de combate ao fogo na Estação Ecológica do Taim. Segundo o analista ambiental Kuriakin Toscan, chefe do escritório do Ibama em Tramandaí, que está no local, cerca de 120 pessoas estão neste momento tentando apagar as chamas que já consumiram uma área grande de juncais secos nos banhados da Unidade de Conservação, desde o início o incêndio na segunda-feira (28).

O grupo é formado por bombeiros da região, servidores do Ibama, brigadistas do Prevfogo de várias localidades e alguns voluntários. O helicóptero 04 do Ibama que continua no Taim recomeçou o trabalho de manhã bem cedo. Na tarde de terça-feira (29) quando iniciou o combate às chamas até o final do dia, foram realizados pela aeronave, 25 lançamentos de água, permitindo controlar parte das chamas mais próximas da sede da Estação Ecológica.

O analista ambiental Kuriakin Toscan descreve o cenário de ontem, com grandes extensões de fogo e a dificuldade de acesso aos banhados, como desoladores. O chefe da Estação Ecológica do Taim, Amauri Motta, que aponta o incêndio e suas conseqüências como uma catástrofe para a Unidade de Conservação, calculava na manhã de hoje cerca de três mil hectares queimados. O Taim tem 33 mil 815 hectares e abrange parte dos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico.
Maria Helena Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.