Panorama
 
 
 

LIXO IRREGULAR PREJUDICA ESCOAMENTO DE ÁGUA EM DIAS DE CHUVA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Janeiro de 2008

Lixo irregular prejudica escoamento de água em dias de chuva

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias – Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) – está reforçando a orientação a moradores e veranistas do litoral para que dêem à destinação adequada aos resíduos gerados. Isso porque nos últimos 12 dias de chuva ininterrupta o lixo foi a principal causa de obstrução dos bueiros – responsáveis pelo escoamento da água da chuva.

“O apoio da população colocando o lixo em locais altos, em sacos plásticos adequados e nos horários em que os caminhões de coleta passam é fundamental para evitarmos alagamentos, doenças e ainda contribuirmos com a qualidade da água para banho no litoral”, alertou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, lembrando que o grande número de pontos impróprios para banho deve-se, principalmente, ao esgoto, resíduos de fossas e lixos levados pela chuva aos canais que desembocam no mar.

De acordo com o secretário de Obras Públicas e Urbanismo de Matinhos, Luiz Carlos Vanali, cerca de 60% dos bueiros estavam entupidos por lixo na manhã da última quarta-feira (30), após as fortes chuvas e enchentes ocorridas.

“Muitas ruas foram alagadas em virtude de plásticos e resíduos diversos que são levados pela água para os bueiros, deixando-os entupidos”, alertou o secretário da pasta responsável pela retirada do lixo dos bueiros e galerias pluviais.

DICAS - Além disso, outra dica fica para as pessoas que estão fazendo ou pretendem iniciar uma reforma: nunca começar a construir sem uma caçamba adequada para depositar entulhos e areia, que deve ser colocada sobre a calçada ou no pátio do terreno. “A areia é outra grande vilã no entupimento das saídas de água para as galerias pluviais”, destacou Luiz Carlos.

A grama cortada no quintal também deve ser acondicionada devidamente em sacos plásticos reforçados para não entupir as saídas de água. Em relação à poda de árvores, os municípios orientam para que seja feita entre segunda e quarta-feira – período em que há menor número de veranistas no litoral e, consequentemente, menor volume de lixo gerado para o recolhimento.

HORÁRIOS DE COLETA – A coordenadora do Programa “Nossa Praia é Limpeza” do IAP, Adriana Ferreira, destacou que a população deve ficar atenta aos horários diferenciados em que passam os caminhões responsáveis pela coleta de lixo domiciliar e coleta de lixo seletiva (resíduos recicláveis). “Aconselhamos a população para que coloque os lixos orgânico e reciclável em sacos de cores diferentes”, lembrou Adriana.

A coleta seletiva está sendo realizada das 6 às 12 horas nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. O governo disponibilizou três caminhões para a coleta de resíduos recicláveis durante a temporada. Em Matinhos, que inclui o balneário de Caiobá, a coleta ocorre segunda, quarta e sexta-feira. Nos balneários de Flamingo e Monções a coleta é feita na terça e quinta-feira e aos sábados. Em Pontal do Paraná, o caminhão da coleta seletiva de lixo passa na segunda-feira no balneário de Praia de Leste, terça-feira em Santa Terezinha, quarta-feira em Ipanema, quinta-feira em Shangrilá, sexta-feira em Atami e sábado em Pontal do Sul.

Em Guaratuba, a coleta seletiva acontece de segunda-feira a sábado nos bairros Centro, Figueira e Brejatuba; na terça e quinta-feira e no sábado nos bairros Barra do Saí, Coroados, Nereidas e Eliana. No outro lado do município, nos bairros Mirim, Piçarras, Carvoeiro, Canela, Cohapar, Caieiras, Esperança a coleta ocorre segunda, quarta e sexta-feira.

COLETA DOMICILIAR - A coleta dos resíduos domiciliares é feita diariamente. “Para os bairros mais próximos dos centros dos balneários a coleta acontece todo o dia, das 7h às 18h. Já para os bairros mais afastados a coleta é feita em dias alternados no mesmo horário. O aconselhável é que o morador procure deixar nas lixeiras o volume durante a noite, garantindo a coleta no outro dia”, informou o diretor de Saneamento Ambiental da Suderhsa e coordenador das ações da autarquia da Secretaria do Meio Ambiente na temporada, Jorge Augusto Callado.

+ Mais

Praias artificiais do Paraná estão próprias para banho, segundo IAP

Além de monitorar balneabilidade da orla paranaense, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também avalia a qualidade da água de dez praias artificiais no Estado - oito situadas na Costa Oeste do Estado, localizadas na margem brasileira do lago de Itaipu, e duas na região Norte, às margens da represa Capivara. Conforme o último boletim de balneabilidade destas regiões, divulgado na semana passada, todas as praias estão próprias para banho.

“O banhista pode aproveitar estas praias das regiões Oeste e Norte sem preocupações, pois o histórico da análise da qualidade destas águas é muito bom e não apresenta riscos à população”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O IAP monitora dois pontos em cada uma das oito praias da Costa Oeste - situadas nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon. “Apenas o primeiro boletim de balneabilidade da Costa Oeste, divulgado no dia 20 de dezembro, apresentou dois pontos impróprios para banho em Entre Rios do Oeste. Os demais mantiveram a qualidade da água satisfatória”, informou Rasca.

Na região Norte, outros dois pontos são monitorados nas praias às margens da represa Capivara, um no município de Primeiro de Maio e outro em Alvorada do Sul. De acordo com resultado do último boletim de balneabilidade da região, estes dois pontos estão próprios para banho.

A sinalização que indica a qualidade da água destes pontos, segundo a coordenadora do laboratório do escritório regional do IAP em Toledo, Marilda Fornari, é feita por meio da instalação de banners indicativos em cada praia. “Além disso, o boletim é disponibilizado na internet e distribuídos nas prefeituras dos municípios onde as praias estão localizadas”, acrescentou.

Segundo ela, devido à boa qualidade da água nestas praias o trabalho de divulgação não é tão intenso como no Litoral, onde a balneabilidade varia a cada semana em alguns pontos. “No litoral é de extrema importância que os veranistas procurem se informar onde pode ou não tomar banho”, destacou.

O resultado da balneabilidade é enviado semanalmente a todas as prefeituras da Costa Oeste – responsáveis pela manutenção das praias artificiais – e também a disponibilizado na internet através dos endereços eletrônicos (www.sema.pr.gov.br) (www.iap.pr.gov.br).

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.