Panorama
 
 
 

MINISTRO ANUNCIA RECADASTRAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS EM FEVEREIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

25/01/2008 - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, informou nesta sexta-feira (25), após reunião de trabalho com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que será publicada até 15 de fevereiro Instrução Normativa (IN) por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estabelecendo regras para o recadastramento dos imóveis rurais com mais de quatro módulos fiscais (aproximadamente 400 hectares). A IN englobará 36 municípios da Amazônia Legal. Os ministros reuniram-se no gabinete de Cassel, em Brasília. O presidente do Incra, Rolf Hackbart, também participou da reunião.

O objetivo da medida é intensificar a fiscalização desses imóveis rurais localizados nos 36 municípios onde houve aumento do desmatamento, conforme estudos realizados pelo Ministério do Meio Ambiente. Juntos, esses municípios possuem aproximadamente 100 milhões de hectares e 80 mil áreas de posses e propriedades.

Cassel explicou que o prazo para o recadastramento dos imóveis no Incra, com a apresentação de documentos, será de 30 dias após a publicação da IN e correrá por conta do proprietário.

“Se não houver o recadastramento nesse prazo, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) será suspenso até que haja a entrega da documentação exigida”, afirmou o ministro. Entre os impedimentos causados pela suspensão do CCIR está a impossibilidade de acessar financiamento público.

Para o ministro, a medida não causará impactos na concessão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Sabemos que o crescimento do desmatamento não está sendo provocado por agricultores familiares ou assentados”, disse. De acordo com Cassel, não há prazo para encerrar o trabalho de recadastramento das propriedades com mais de quatro módulos fiscais.

Pequenas propriedades

Para os proprietários de imóveis rurais com menos de quatro módulos fiscais, Cassel informou que o Incra fará o recadastramento utilizando o orçamento do órgão e sem ônus para agricultor familiar ou assentado. Segundo o ministro, o recadastramento de todos os imóveis rurais desses 36 municípios é de extrema importância para auxiliar na fiscalização do desmatamento. “Com o georreferenciamento e a delimitação da propriedade, será possível acompanhar por satélite a preservação da Amazônia”.

A reunião de hoje é uma das ações do Governo Federal decorrentes do Decreto assinado em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que busca assegurar o controle do desmatamento na Amazônia Legal. O decreto estabelece, no Bioma Amazônia, ações relativas à proteção de áreas ameaçadas de degradação e à racionalização do uso do solo para prevenir e combater a devastação.

Na avaliação da ministra Marina Silva, não há descuido ou falha do governo em relação à política de controle do desmatamento na Amazônia. “É entendimento do governo que é necessário aumentar a fiscalização, inibir cadastros rurais e inviabilizar o acesso ao crédito daqueles que não estiverem respeitando a floresta”, ressaltou ela. “O governo precisa ampliar a cobertura e o monitoramento destes locais desmatados e a sociedade deve colaborar com o trabalho”.

 
 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.