Panorama
 
 
 

SUSTENTABILIDADE É TEMA PARA O CURSO DE QUÍMICA VERDE NA USP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2008

29/01/2008 - Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de São Paulo - USP, por intermédio do Instituto de Química, promove a “Escola de Verão em Química Verde”. O curso objetiva proporcionar aos seus alunos subsídios teóricos e práticos a respeito dos fundamentos da química verde e sua aplicação como instrumento para prevenir e minimizar a contaminação do meio ambiente pelo uso inadequado de produtos químicos em processos industriais.

O secretário Xico Graziano foi um dos convidados, pelo instituto, e proferiu uma aula sobre o conceito de sustentabilidade e os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Aos presentes, Graziano explicou que na sua gestão a Secretaria elaborou 21 projetos ambientais estratégicos, que estão sendo implantados em parceria, de forma descentralizada e em co-responsabilidade com os municípios, órgãos públicos, entidades ambientalistas, empreendedores e representantes da sociedade. “Uma política ambiental, para ser definida como sustentável, necessita ser efetiva e duradoura. As ações devem sair do papel e ficarem além do tempo de uma gestão governamental”, salientou o secretário.

A química verde pode ser definida como a utilização de técnicas químicas e métodos que reduzam ou eliminem o uso de solventes e reagentes ou geração de produtos e subprodutos tóxicos nocivos à saúde humana ou ao ambiente. Nos anos 90, países da Comunidade Européia, Japão e Estados Unidos já introduziam os conceitos da química verde, ou sustentável, na batalha pela preservação ambiental. No Brasil, ela ainda é pouco utilizada e a pesquisa nessa área é considerada praticamente nula.

Para o engenheiro Flávio de Miranda Ribeiro, gerente do Setor de Tecnologias de Produção Mais Limpa da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, outro convidado do dia, “usar critérios técnicos e valores humanos para tornar a sociedade menos agressiva ao meio ambiente é fundamental para uma correta gestão ambiental”. O engenheiro relatou aos presentes que a CETESB está no processo de desenvolvimento de um projeto que visa reduzir o uso de substâncias tóxicas nas indústrias paulistas, conceito que se utiliza das ferramentas da química verde.

“Sustentabilidade virou assunto da moda, o que por um lado é bom, mas devemos ficar atentos para que as ações em defesa do meio ambiente não fiquem só no modismo e sejam efetivadas ”, alertou o secretário Xico Graziano. A II Escola de Verão em Química Verde da USP está sendo realizada de 28 de janeiro a 01 de fevereiro próximo.
Texto: Cris Couto
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.