Panorama
 
 
 

BRASIL PARTICIPA NO JAPÃO DE REUNIÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

12/02/2008 - Grace Perpétuo - A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) do Ministério do Meio Ambiente, Thelma Krug, participa nesta quarta (14) e quinta (15), em Tóquio, da VI Reunião Informal sobre Ações Futuras para o Combate à Mudança do Clima, co-presidida por Brasil e Japão, com a participação de vários países. "É a primeira vez que o MMA estará presente a esta reunião informal - que, à semelhança de outros encontros semelhantes a este, contribuem para distensionar as negociações oficiais e prover aportes para o processo multilateral", diz o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do ministério, Fernando Lyrio.

"Essas são formas de conhecer as particularidades de outros países com relação à interpretação de questões relativas às mudanças climáticas, e de desatar eventuais nós no processo negociador", completa. Ele explica que a agenda do evento foi construída com base no "mapa do caminho" - espécie de roteiro para nortear, até 2009, as negociações da segunda fase do Protocolo de Quioto - que resultou da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas realizada em Bali, na Indonésia, em dezembro do ano passado.

Entre as questões levantadas estarão, entre muitas outras, a assistência da qual os países em desenvolvimento necessitarão, após a Conferência de Bali, para promover o desenvolvimento sustentável; os respectivos papéis a serem desempenhados por governos, organizações internacionais e o setor privado na mobilização de recursos para tal; e possíveis formas de mensurar, relatar e verificar eventuais ações levadas adiante por esses países.

+ Mais

Capacitação para conselhos de Resex

01/02/2008 - Entre os dias 19 e 22 de fevereiro será realizada em Brasília a 1ª Oficina de Elaboração de Metodologias para Capacitação de Conselhos de Reservas Extrativistas (Resex) e de Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) - promovida pela Diretoria de Uso Sustentável de Populações Tradicionais (DIUSP/ICMBio). O evento é financiado pelo Fundo de Oportunidades Globais, gerenciado pela Embaixada Britânica e pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

A oficina tem por objetivo discutir o processo de formação dos conselhos deliberativos de forma a consolidar a gestão destas unidades. A capacitação dos conselheiros é entendida como uma estratégia para tornar efetiva a participação social qualificada, que busque a qualidade de vida das populações tradicionais envolvidas e a conservação dos recursos naturais.

Participarão da oficina a equipe da DIUSP/ICMBio (articuladores nacionais e regionais de conselhos de Resex e RDS e chefes das unidades envolvidas no projeto), além de palestrantes com experiência em educação ambiental. A DIUSP/ICMBio pretende elaborar uma metodologia para capacitação dos conselhos deliberativos e implementá-la em duas áreas selecionadas que agregam um total de 10 Resex.

+ Mais

Recurso suspende prazo de reapresentação de documentos

01/02/2008 - O prazo para que as empresas apresentassem a documentação que faltava para a fase habilitação, na concessão da Flona do Jamari (RO), foi suspenso devido a um recurso de uma das concorrentes. Os representantes da Civagro, entendem que os documentos de habilitação que entregaram respondem corretamente ao edital.

Para que o recurso possa ser avaliado pelos outros concorrentes -- seguindo regras previstas no edital -- a Comissão Especial de Licitação abriu prazo de cinco dias úteis.

Nesse período, as outras empresas que também concorrem na licitação poderão argumentar contra o recurso da Civagro. Mas quem vai analisar a procedência do recurso é a Comissão Especial de Licitação ou a diretoria do Serviço Florestal Brasileiro. Essa norma obedece ao artigo 109 da Lei de Licitações (8.666/93).

Devido a essa decisão, a Comissão Especial de Licitação suspendeu o prazo, aberto pela ata do dia 24 de janeiro, que determinava até o dia sete de fevereiro para que as empresas apresentassem documentos que faltavam para a habilitação.

Caso o recurso da Civagro seja julgado improcedente, o prazo será reaberto normalmente. Do contrário, a decisão publicada na ata do dia 24 de janeiro será reavaliada.

Dentro do previsto - Apesar da suspensão do prazo, a avaliação da Comissão Especial de Licitação é que o processo tem caminhado normalmente, principalmente pelo fato de ser a primeira vez que se faz uma licitação com regras tão sofisticadas.

"A discussão das decisões por meio de recursos é normal em licitações e garante que todas as divergências sejam discutidas adequada e publicamente", avalia o presidente da Comissão Especial de Licitação, Marcos Bliacheris.

Histórico - O processo em questão trata da licitação para manejo sustentável de três áreas dentro da Floresta Nacional do Jamari em Rondônia. Essas áreas foram definidas como próprias para a exploração sustentável de recursos florestais (madeira, óleos, resinas, etc.) pelo Plano de Manejo da unidade aprovado em 2005.

A abertura de licitação para escolha de quem vai receber a concessão foi possível graças à aprovação, depois de um longo processo de audiências pública, da Lei de Gestão de Florestas Públicas (11.284/06), que definiu que áreas florestais pertencentes à União, estados e municípios não poderiam mais ser privatizadas.

Segundo a nova lei, elas podem ser geridas de três formas: criação de unidades de conservação, destinação para uso comunitário ou por meio de concessões de uso sustentável por até 40 anos, ficando o concessionário responsável pela integridade da área.
Para mais informações, visite a página eletrônica do Serviço Florestal Brasileiro: www.florestal.gov.br

+ Mais

MMA debate reservas na Espanha

07/02/2008 - O Ministério do Meio Ambiente está participando em Madri, na Espanha da XII Reunião da Rede de Comitê Mab e do Comitê Reservas da Biosfera da Iberoamérica. O encontro começou no dia 4 de fevereiro e terá cinco dias de duração. No documento final do encontro (Plano de Ação de Madri), a delegação brasileira, presente ao evento conseguiu introduzir o debate de temas como a relação dos programas da Unesco com o MAB e outros, dentro da discussão "Governança Ambiental Internacional". Apontou também questões relativas ao fortalecimento do modelo participativo para a gestão das reservas.
A delegação do MMA, chefiada pela secretária de Biodiversidade e Florestas Maria Cecília Wey de Brito, foi composta por representantes de todas as reservas brasileiras colocou no documento do encontro a necessidade de se encontrar meios para a captação de recursos para o programa, para as redes e para as próprias reservas. O participantes do MMA expuseram suas contribuições no Intergovernmental Comittee Counsil (ICC), instância política máxima do Programa Homem e Biosfera e na rede Ibero MAB.

+ Mais

MMA participa de reuniões preparatórias para COP-9 e MOP-4

07/02/2008 - Gisele Teixeira - O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), participa este mês, em Roma, da 2ª reunião do Grupo de Trabalho sobre Áreas Protegidas e da 13ª Reunião do Órgão Subsidiário de Assessoramento Científico, Técnico e Tecnológico (SBSTTA). Os eventos são preparatórios para a 9 ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e 4ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, que ocorrerão em maio, na Alemanha.

Na reunião sobre Áreas Protegidas, de 11 a 15 de fevereiro, o MMA irá apresentar o mecanismo de compensação ambiental adotado pelo Brasil para apoiar a implantação e a manutenção de Unidades de Conservação, bem como os resultados do Projeto Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). A identificação de fontes de recursos para implementação do Programa de Trabalho sobre Áreas Protegidas da CDB, aprovado na COP-7, na Malásia, será um dos principais assuntos da pauta em Roma. O mecanismo de compensação brasileiro, previsto na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), obriga o empreendedor a aplicar um valor correspondente a no mínimo 0,5% do custo de implementação de seu empreendimento na implementação e manutenção de UCs. Em 2007, foram executados aproximadamente R$ 11 milhões.

Na reunião do Órgão Subsidiário de Assessoramento Científico, Técnico e Tecnológico, de 18 a 22 de fevereiro, serão discutidas mais profundamente as aplicações dos programas de trabalho sobre diversidade biológica agrícola e diversidade biológica florestal. Também serão abordadas questões técnicas e científicas de relevância para se atingir as metas de 2010, como biodiversidade marinha e costeira (como prevenir e mitigar os impactos de algumas atividades nesses habitats), biodiversidade em zonas úmidas, espécies exóticas invasoras e mudanças climáticas, entre outras. O SBSTTA é formado por cientistas de vários países e tem a função de assessorar a COP.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.