Panorama
 
 
 

CAMARGO CORRÊA EXECUTARÁ AS OBRAS CIVIS DO PROJETO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

06/02/2008 - Brasília - O Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta quarta-feira (06/02), o resultado da licitação para a execução das obras civis do lote 9 do Projeto de Integração da bacia do São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional. A empresa Camargo Corrêa é a vencedora e será responsável, entre outras obras, pela construção de sete segmentos de canal, sistema de drenagem interna, muretas laterais e estrutura de controle no reservatório de areias.

O valor global das obras civis do lote 9, que corresponde ao Eixo Leste, apresentado pela empresa vencedora é de R$ 213, 1 milhões. O orçamento estimado pelo Ministério da Integração Nacional para a execução da obra era de R$ 257 milhões. A proposta da Camargo Corrêa representa uma economia de quase 17% em relação ao valor de referência da concorrência. Quatro consórcios e uma empresa participaram da licitação, entre elas o consórcio Santa Bárbara/ Enterpa/SPA/Rodominas/DP Barros/CMS, que foi desclassificada pelo não cumprimento de determinações previstas no edital.

De acordo com o vice-presidente da comissão de licitação do Projeto São Francisco, Cristiano Rocha, a Santa Bárbara não atendeu as regras específicas do edital, inclusive o acórdão 2266/2007 do Tribunal de Conta da União (TCU) que limita a variação nos preços individuais das planilhas de custo a 10% dos valores de referência. A proposta do consórcio continha inconsistências no que se refere aos preços de cada item, ou seja, nos valores ofertados na planilha e as composições dos custos, o que inviabilizaria qualquer tipo de pedido futuro para re-equilíbrio econômico.

As empresas e consórcios que apresentaram propostas para a execução de obras civis do lote 9 da primeira etapa de implantação do projeto de implantação do Projeto de Integração da bacia do São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional foram os seguintes: Santa Bárbara/Enterpa/SPA/Rodminas/DPBarros/CMS , Construções e Comércio Camargo Corrêa, Camter/Egesa, Construtor Águas do São Francisco/Carioca/S.ª Paulista/Serveng e OAS/Galvão Engenharia/Barbosa Mello/Coesa.

Projeto São Francisco será debatido no Plenário do Senado

13/02/2008 - Brasília - Os senadores se reunirão em Plenário, nesta quinta-feira (14), às 9h, para debater o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. O autor do requerimento de audiência pública, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), explicou que o debate tem o objetivo de esclarecer os parlamentares sobre o programa de transposição de águas do Rio São Francisco, que abrange sete estados.

A audiência, de acordo com requerimento aprovado na última quinta-feira (7), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), será realizada em conjunto com as Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Serviços de Infra-Estrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Estão convidados a discutir o projeto, além de diversas autoridades, especialistas em recursos hídricos, representantes de entidades de defesa do meio ambiente, bem como religiosos que vêm debatendo a questão. Deve participar do debate o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que no final de novembro do ano passado iniciou uma greve de fome que durou 23 dias, em protesto contra o projeto. Também foi convidada a atriz Letícia Sabatella, que integra o Movimento Humanos Direitos, entidade que vem se manifestando contrária à transposição.

Entre as autoridades convidadas estão o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; o deputado e ex-ministro da mesma pasta Ciro Gomes (PSB-CE), em cuja gestão foi lançado o projeto; o secretário de Infra-Estrutura Hídrica do ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho; e o deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB).

Durante discussão do tema na reunião da CDH, ocorrida na reunião em que foi aprovado o requerimento de audiência pública, o presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS), justificou o debate lembrando que as vantagens e as conseqüências da transposição ainda não são totalmente conhecidas.
Fonte: Agência Senado

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.