Panorama
 
 
 

IAP GARANTE REDUÇÃO NO NÚMERO DE DENÚNCIAS DE POLUIÇÃO SONORA NO LITORAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Fevereiro de 2008

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), garantiu uma queda de cerca de 50% no número de denúncias e reclamações relacionadas à poluição sonora, durante a Operação Verão 2007/2008. Ao todo, foram registradas 117 reclamações nos municípios de Pontal do Paraná, Guaratuba, Matinhos e Ilha do Mel.

Para que se tenha uma idéia, em Guaratuba foram 78 denúncias por perturbação do sossego na temporada 2006/2007, contra apenas 46 denúncias neste ano. A redução mais expressiva foi registrada pela equipe do IAP que atua na ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), referente ao monitoramento da poluição sonora em estabelecimentos comerciais que baixou o número de denúncias de 95 em 2007, para 42 neste ano.

O coordenador dos Juizados Especiais na Operação Verão, Roberto Bacellar, lembrou que em 1.999, quando o juizado especial começou a atuar no litoral, o número de reclamações de perturbação do sossego era muito superior ao atual. “Na verdade podemos dizer que era o nosso maior problema. Comprovamos os índices do IAP com o número de denúncias e audiências, promovidas por perturbação de tranqüilidade, baderna, som alto em carro e em bares, que tem reduzido muito nos últimos anos”, afirmou Bacellar.

Atualmente, todas as pessoas que agem de maneira abusiva são levadas imediatamente ao juizado especial, onde recebem uma medida. “Isso pode ser prestação de serviço à comunidade ou a pena que a Lei dos Juizados especiais prevê”, informou Bacellar.

Os níveis de emissão de ruído permitidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) após às 22 horas é de 60 decibéis. Durante o dia, a restrição é para até 70 decibéis. Em caso de ultrapassar o limite os comerciantes ou proprietários são notificados e, havendo reincidência, multados pelo IAP.

Número de medições - Neste ano, as cinco equipes do IAP encarregadas de monitorar o som no Litoral fizeram 3.277 medições e vistoriaram 1.623 estabelecimentos comerciais. Também foram fiscalizadas residências, veículos de propagandas e veículos particulares das 21h às 4 horas da madrugada com o decibelímetro - aparelho usado para medir altura do som.

Foram 30 autuações desde o inicio da Operação Viva o Verão, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel que, somadas, chegam a R$ 75,2 mil. Também foram apreendidos aparelhos de som que extrapolavam o limite de decibéis e o horário adequado. Quando o estabelecimento ou pessoa recebe o auto de infração a multa pode variar de mil reais a 50 milhões de reais, conforme a gravidade do ato.

Conscientização - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, atribui ao trabalho de orientação quanto à legislação ambiental a redução no número de denúncias. “A primeira medida tomada pelos técnicos do IAP é a de orientar comerciantes, moradores e proprietários de casas noturnas para que façam o isolamento acústico do estabelecimento ou reduzam o volume do som”, disse. Neste ano as equipes do IAP reforçaram a orientação às pessoas que estacionam os carros na beira da praia e ligam o som dos veículos em volume alto.

O trabalho de conscientização é feito por técnicos do IAP com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde e com a distribuição do “Manual do Sossego”. O Manual, distribuído em todos os município do litoral, contém dicas e explicações sobre o que é poluição sonora, doenças provocadas, como controlar, o que prevê a legislação e instituições capacitadas para adotar medidas.

Entre os problemas causados pelo som alto estão a perda da capacidade auditiva, estresse, náuseas, dor de cabeça, insônia, úlcera, distúrbios visuais e até mesmo a redução da libido. Acima de 70 decibéis, o ouvido humano já começa a sentir os efeitos nocivos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.