Panorama
 
 
 

IBAMA APREENDE MAIS DE 10 MIL METROS CÚBICOS DE MADEIRA ILEGAL NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

13 de Fevereiro de 2008 - Gilberto Costa - Repórter da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - Dez mil metros cúbicos de madeira irregular estocada em pátios de seis serrarias na cidade de Tailândia, no nordeste do Pará, a 350 quilômetros de Belém, foram aprendidos por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O volume equivale a carga de 500 caminhões. A madeira ia para a Região Sudeste.

O Ibama deflagrou, na última segunda-feira (11), a operação Guardiões da Amazônia, para recuperar madeira comercializada sem comprovação de origem e autuar madeireiras e transportadores que fazem tráfico ilegal na região.

Um total de 130 agentes do Ibama, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de técnicos da Secretaria de Fazenda do Pará participam da operação, que também ocorre em Mato Grosso e Rondônia.

A Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama promove na capital do Pará uma reunião com os gerentes executivos da autarquia nos estados da Amazônia e de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Os estados do Sul e Sudeste são destino da madeira ilegal vinda da Amazônia.

Amanhã (14), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comparece à reunião. O encontro será aberto à participação de agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha e Exército, parceiros do Ibama em operações de combate ao desmatamento.

+ Mais

Discussões sobre preço de energia retardam entrada em operação da Usina Mário Covas

7 de Fevereiro de 2008 - Marco Antônio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil - Brasília - As diretorias da Pantanal Energia, empresa que administra a Usina Termelétrica Mário Covas, no Mato Grosso, e de Furnas Centrais Elétricas vão se reunir amanhã (8) no Rio de Janeiro para buscar um acordo contratual no sentido de viabilizar a entrada em operação da usina, prevista anteriormente para o dia 6 deste mês pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa matogrossense, o encontro vai tratar de detalhes em questões comerciais e operacionais. O principal assunto será o preço da energia.

O contrato pelo qual Furnas se compromete a adquirir a energia gerada pela Usina Mário Covas prevê a geração por meio de gás. Entretanto, o CMSE determinou à usina, que estava parada desde agosto de 2007 por falta de gás proveniente da Bolívia, que voltasse a operar utilizando óleo diesel.

A mudança da matriz provoca um aumento de custos, o que, informou a assessoria da Pantanal Energia, estimulou a discussão sobre o preço que será cobrado pelo megawatt. A diretoria da usina disse que só vai se pronunciar depois do encontro previsto para amanhã (8).

De acordo com parecer do CMSE, o tempo de operação da Termelétrica Mário Covas, com óleo diesel, pode ser de até 120 dias.

Em dezembro de 2007, as térmicas começaram a ser acionadas, como medida preventiva, para garantir o atendimento da demanda de energia em virtude da seca prolongada nos últimos meses do ano, o que provocou a redução no nível dos reservatórios das hidrelétricas.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.