Panorama
 
 
 

LITORAL REGISTRA AUMENTO DE 12% NA COLETA DE LIXO
NO CARNAVAL EM COMPARAÇÃO A 2007

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Fevereiro de 2008

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), garantiu o recolhimento de 11 mil toneladas de lixo, desde o dia 15 de dezembro do ano passado, quando começou a Operação Viva o Verão nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Em Matinhos foram 4,3 mil toneladas; em Guaratuba, 3,5 mil; em Pontal do Paraná, 2,9 mil. Na Ilha do Mel foram recolhidos cerca de 154 toneladas. Já os resíduos recicláveis somaram, até agora, 54,5 toneladas nesta temporada.

“Foram cerca de 400 pessoas envolvidas no trabalho de limpeza de ruas, praias, avenidas e na coleta de lixo domiciliar. Tudo isso para garantir a satisfação de veranistas e moradores que, no ano passado, elegeram, por meio de pesquisa, a coleta de lixo como o melhor serviço ofertado pelo governo do Estado”,declarou o secretário Rasca Rodrigues, lembrando que a responsabilidade pelo serviço é municipal.

Carnaval - Apenas durante o período de carnaval, a geração de lixo foi de 1.234 toneladas de resíduos comuns (domiciliares) e outras seis toneladas de resíduos recicláveis, ou seja, 12% a mais do que no ano passado, quando foram recolhidas, 1.095 toneladas, indicando que um número maior de pessoas esteve em nosso litoral neste ano.

Matinhos foi o município que registrou o maior aumento no volume recolhido: 496 toneladas, superando em 73 toneladas o volume recolhido no carnaval de 2007, que foi de 423 toneladas. Guaratuba recolheu 384 toneladas, 48 toneladas a mais do que no ano passado. Já Pontal do Paraná, apresentou um aumento de 18 toneladas – passando de 336 toneladas no ano passado para 353 toneladas.

O presidente da Suderhsa, Darci Deitos, explicou que o aumento do número de turistas - e, conseqüentemente, do volume de lixo recolhido - foi previsto no planejamento dos trabalhos. “Além disso, fizemos aferições semanais durante toda a temporada com as empresas responsáveis pelo trabalho para evitar contratempos”, disse.

Recicláveis – Em relação ao recolhimento de resíduos recicláveis durante o carnaval, que totalizou seis toneladas, Paranaguá apresentou o maior volume, com 1.670 quilos. Guaratuba coletou 1.650 quilos; Pontal do Paraná, recolheu 1.620 quilos; e Matinhos, 1.000 quilos.

Os materiais foram coletados por três caminhões-baú, contratados pela Suderhsa, e pelos 586 agentes ambientais do programa Nossa Praia é Limpeza. Desenvolvido pelo IAP, o programa atua na conscientização ambiental dos veranistas e moradores do Litoral quanto à importância da separação e destinação correta dos resíduos. Segundo o tesoureiro da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Guaratuba, Rodrigo Ferraz, neste ano foram recolhidas cerca de 30 toneladas a mais do que na última temporada. "Em questões financeiras, isso representa um aumento de R$ 8 mil nos lucros que serão divididos entre nossos 90 associados", contabilizou.

Para Ferraz, a parceria com o governo do Estado valorizou o trabalho dos agentes ambientais. "Foi fundamental, pois sem as ações do IAP os catadores e a Associação não teriam o respeito que tiveram por parte da população", comentou.

Temporada - O governo do Estado investiu R$ 4,7 milhões para assumir a coleta de lixo no litoral durante a Operação Viva o Verão. “Foram contratados 40 caminhões para recolher o lixo nas ruas e mais 24 compactadores para coletar os resíduos das residências”, destacou o diretor de Saneamento Ambiental da Suderhsa, Jorge Augusto Callado. “A Suderhsa também contou com o apoio de mais 20 caminhões que fizeram o suporte da limpeza das vias públicas e das praias”, acrescentou.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.