Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO NÃO TRABALHA COM PROPOSTA DE ANISTIA
PARA DESMATADORES, DIZ MARINA SILVA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

11 de Fevereiro de 2008 - Danilo Macedo, Sabrina Craide e Morillo Carvalho - Repórteres da Agência Brasil - Marcello Casal Jr./Abr - Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário executivo do ministério, João Paulo Capobianco, dão entrevista coletiva.

Brasília - Em entrevista coletiva realizada há pouco, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não trabalham com qualquer proposta de anistia para desmatadores nem para a redução da reserva florestal na Amazônia ou qualquer outra localidade.

Marina Silva disse que a posição do ministério também será repassada aos líderes na Câmara dos Deputados e no Senado. “Não há possibilidade de o governo federal estar trabalhando na diminuição da reserva, estamos trabalhando para a implementação do decreto, a aplicação das medidas e para fazer com que neste ano também consigamos os mesmos resultados que conseguimos até agora”, disse.

A ministra leu nota contestando matéria publicada ontem (10) pelo jornal O Estado de S.Paulo, segundo a qual o governo prepara uma anistia voltada a quem praticou desmatamento ilegal. De acordo com ela, ao contrário do que diz o texto, o governo trabalha pela implementação do Decreto 6.321, assinado no fim do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê uma série de medidas para combater o desmatamento e punir responsáveis, inclusive com embargo econômico de áreas desmatadas ilegalmente.

“O decreto estabelece três grandes medidas: o combate às práticas ilegais e punição de responsáveis, o apoio às atividades produtivas sustentáveis e o ordenamento territorial e fundiário. Para repetir os números dos quatro anos anteriores, em que houve diminuição do desmatamento, vamos fortalecer essas medidas”, disse, ressaltando que, nos últimos cinco anos, no combate a essas práticas, 665 pessoas foram presas, 66 mil propriedades de grilagem foram embargadas e 1,5 mil empresas foram desconstituídas pelo governo.

Marina Silva disse também que o governo é contra a última proposta do Projeto de Lei 6.442, de 2005, aprovada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que cria o novo Código Florestal Brasileiro. O projeto estabelece o sistema de compensação ambiental em áreas degradadas da Amazônia, que permite o plantio de árvores exóticas (não nativas) em áreas já degradadas nas propriedades rurais instaladas na Amazônia Legal.

Ela garantiu que todas as forças do Ministério do Meio Ambiente e do governo estão voltadas para combater as práticas ilegais e para a redução do desmatamento, mesmo em períodos de estiagem prolongada, de aumento de preços de commodities ou ano eleitoral.

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, explicou que quem desmatou a sua propriedade antes de 1996 e manteve 50% está legal, mas terá que demonstrar quando o desmatamento ocorreu.

“Quem ainda não desmatou só pode desmatar 20%, quem já desmatou antes da medida provisória de 1996 e comprovou que foi antes é obrigado a manter os 50% apenas. Quem fez depois disso tem que recuperar até 80%, a não ser que a propriedade seja incluída em uma zona de uso intensivo”, explicou Capobianco.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.