Panorama
 
 
 

MMA REJEITA REDUÇÃO NA RESERVA LEGAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2008

12/02/2008 - Em reunião na manhã dessa terça-feira, 12 de fevereiro, com representantes de entidades e organizações socioambientais, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, garantiu que não há processo de negociação para alteração do Código Florestal em curso e que não há hipótese de reduzir a Reserva Legal na Amazônia.

O encontro com o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Conselho Nacional de Seringueiros (CNS), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e ONGs como o Instituto socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Greenpeace, WWF, The Nature Conservancy (TNC) e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) esclareceu notícias recentes da imprensa sobre a afirmação de que o Governo Federal iria conceder anistia a desmatadores ilegais e a redução de 80 para 50% da reserva legal da Amazônia. Reserva legal é a área protegida localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, onde não é permitido o corte raso, conforme estipulado pelo Código Florestal, Lei nº 4.771/65. Varia de acordo com a região do País. Na floresta Amazônica deve ser de 80%. No Cerrado, o percentual a ser mantido é de 35%.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, reafirmou que o Ministério defende a manutenção da Reserva Legal e pretende fortalecer os mecanismos de punição para quem desmata ilegalmente, de forma a efetivar o Decreto 6321, de dezembro de 2007, que instituiu o embargo das áreas e a responsabilização da cadeia de produção, sendo contrário às propostas de alteração ao Código previstas no PL nº6424/2005, aprovadas pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Ele garantiu que a prioridade do governo é implementar as medidas recentemente anunciadas de forma a aprimorar a gestão florestal e apoiar os estados no desenvolvimento de planos locais de prevenção e controle do desmatamento na Amazônia.

A incorporação de critérios ambientais para o crédito rural, que é uma das medidas citadas, foi motivo de reunião do presidente Lula com representantes dos bancos oficiais do Brasil, nessa segunda-feira, no Palácio do Planalto. Ficou acordado que as regras de empréstimos para produtores rurais e cadeia produtiva ficarão mais rígidas, sem concessão de financiamento para áreas embargadas e a exigência do recadastramento nos 36 municípios considerados prioritários para vigilância, conforme lista já anunciada pelo governo.

Capobianco ressaltou ainda que a emissão de novas autorizações de desmatamento pelos estados está suspensa, com exceção dos imóveis já cadastrados. Também foi levantada a importância da co-responsabilização na cadeia produtiva, cujos mecanismos serão desenvolvidos juntamente com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Para a coordenadora da Iniciativa Amazônica do ISA, Adriana Ramos, o Código Florestal, como estabelecido pela Medida Provisória em vigor, já traz regras que permitem adequar atividades agropecuárias à conservação. “Mas ainda é preciso fomentar a recuperação das áreas ilegalmente desmatadas e desenvolver ferramentas de incentivo ao uso sustentável da floresta, pois essa é a principal lacuna do atual código”.

Segundo Alberto Cantanhede, do GTA, além das medidas de controle do desmatamento, o governo precisa avançar na agenda positiva de conservação e uso sustentável, “com a criação de novas unidades de conservação e a implementação das já criadas. São necessários investimentos em regularização fundiária, bem como elaboração e implementação de planos de manejo”.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.