Panorama
 
 
 

SANEPAR TENTA IMPEDIR INVASÃO DE PARQUE NACIONAL EM MATINHOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Fevereiro de 2008

A Sanepar solicitou providências para impedir a ocupação irregular do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, em Matinhos, que fica ao lado da antiga Estação de Tratamento de Esgoto do Tabuleiro, desativada recentemente. A Sanepar executa obras para transformar o terreno em área de lazer. O pedido foi feito ao Ibama, Ministério Público Federal do Meio Ambiente, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ministério Público Estadual, Prefeitura e outras instituições.

Quando funcionava, o “Pinicão”, como era conhecida aquela estação de tratamento, servia de obstáculo natural para acesso à Unidade de Proteção Integral do Ibama. Agora, com a desinfecção e aterramento do local, o acesso ao parque ficou facilitado e já podem ser observados pontos de invasão.

“Queremos evitar que o Saint-Hilaire/Lange passe a ter sua área invadida pela especulação imobiliária, colocando também em risco os rios e fontes que servem ao abastecimento público nos municípios do Litoral”, afirma a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa,

PROTEÇÃO – O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange é uma Unidade de Proteção Integral, que se estende pelos municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá e protege a Floresta Atlântica, um dos ecossistemas de maior risco ambiental no planeta.

No expediente enviado às autoridades, Maria Arlete lembra ainda que, com a abertura do local para uso da comunidade, existe o risco de ocorrer a ocupação da área. Lá, o Ibama tem planos de criar unidades de conservação auxiliares, como a reserva extrativista, para proteger os mangues e entorno do parque, sem prejudicar seu uso racional, além de um programa de ecoturismo, com visitação controlada.

A Sanepar propõe ação integrada imediata, envolvendo além do Ibama o Ministério Público Federal do Meio Ambiente e a Prefeitura Matinhos, entre outros órgãos da área ambiental.

+ Mais

Voluntários contribuem para funcionamento de parques nos finais de semana

O Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação (VOU), desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), tem contribuído para o funcionamento de parques estaduais. Somente no ano passado, 521 pessoas participaram espontaneamente de 953 atividades relacionadas à conservação ambiental em 13 áreas protegidas, totalizando 22,6 mil horas de serviços voluntários - o equivalente a mais de 2,8 mil turnos de oito horas.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o envolvimento destas pessoas é muito importante porque demonstra a identificação dos cidadãos com a causa ambiental e interesse pelas ações do governo, além de tornar ainda melhor o atendimento aos visitantes e a qualidade dos nossos parques.

A maioria dos serviços voluntários é prestada durante finais de semana e feriados – períodos em que aumenta a visitação das áreas protegidas. As pessoas cadastradas no Programa desempenham atividades como o auxílio e informação aos visitantes, desenvolvimento em projetos e pesquisas em educação ambiental, manutenção de trilhas e instalações físicas, além de prestar apoio às populações vizinhas às unidades.

“Os voluntários também são capacitados para identificar e controlar incêndios e incidentes, além de fazer parte de grupos de resgate, recuperar áreas degradadas e auxiliar na implementação de projetos de manejo das unidades de Conservação”, acrescentou o secretário.

LITORAL - Neste Carnaval, por exemplo, três parques estaduais da região litorânea – muito procurados nesta época do ano - contaram com auxílio de voluntários. Um deles foi o Marumbi, onde quatro pessoas se revezavam no atendimento a visitantes, ações de educação ambiental e manutenção de trilhas.

No Caminho do Itupava, outros quatro voluntários cadastravam e incentivavam os visitantes a adotar uma ‘conduta consciente’ durante o passeio pela trilha histórica. Além destas atividades, no Parque Florestal Rio da Onça, em Matinhos, os quatro participantes do programa também se envolveram na erradicação de espécies exóticas.

INSCRIÇÕES – O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, lembrou que, para que o voluntário participe do programa, é necessário que tenha mais de 18 anos e se cadastre junto ao escritório do IAP mais próximo à sua casa. “Não há necessidade que o voluntário tenha curso superior ou tenha conhecimentos na área ambiental, o que pedimos é que os voluntários estejam aptos a desenvolver as atividades de forma consciente e responsável”, esclareceu.

O voluntário recebe todas as condições para desempenhar o trabalho; alimentação, hospedagem e seguro de vida durante o período de voluntariado. Outras informações sobre o Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação podem ser encontradas no endereço eletrônico do IAP (www.iap.pr.gov.br) no link Unidades de Conservação.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.