Panorama
 
 
 

SEGUNDO MINISTÉRIO, DEPUTADOS, RELIGIOSOS E ESPECIALISTAS DEFENDEM O PROJETO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

14/02/2008 - Brasília – Durante debate sobre o Projeto de Integração do rio São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, realizado nesta quinta-feira (14/02), no Plenário do Senado Federal, parlamentares, representantes da Igreja e especialistas expuseram suas opiniões favoráveis a esse importante projeto de infra-estrutura hídrica do governo federal.

O secretário de Infra-Estrutura Hídrica, João Santana, alertou sobre os dados apresentados na plenária. “ Ouvi tanta filosofia, posições, ideologias, mas dados efetivos sobre o Projeto ainda não ouvi. O Ministério da Integração Nacional está disposto a fornecer qualquer informação técnica, científica sobre a obra e responder a qualquer questionamento que seja solicitado. Vale lembrar que a obra é pensada há anos, antes mesmo do Império”. E acrescentou: “Devido aos debates, hoje existe consciência a cerca do tema e está se pensando, por exemplo, em revitalização do Velho Chico. É preciso alcançar soluções”.

O consultor técnico do Projeto São Francisco, Rômulo Macedo, respondeu à crítica em relação à retirada de água do Rio. “Não dá para acusar a retirada de água do São Francisco, já que ela é mínima, de apenas 1,4% da vazão. Não há impacto. É minha garantia que não vamos usar somente 20% do reservatório de água e sim, poderemos usar até 50%. Quando vier a seca é só ligar a torneirinha do Rio São Francisco. É o maior projeto de gestão de água já disponível na região”, ressaltou.

O presidente do Comitê Paraibano em Defesa da Integração das Bacias e de Transposição das Águas do Rio São Francisco e arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, afirmou que tem sede apóia o projeto do governo federal. “ O Projeto conta com o apoio de bispos e de religiosos de vários estados e convido a todos para a manifestação popular de apoio à obra, no próximo dia 12 de março na cidade de Monteiro (PB)”.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB/CE) disse durante pronunciamento na audiência pública no Senado que “as questões de transposição de águas sempre causam polêmicas e o Projeto São Francisco não tem resposta para as populações difusas e sim privilegia prioritariamente o consumo humano e animal”.Ciro Gomes disse ainda que, "ao beneficiar 12 milhões de pessoas, o projeto não prejudica um único brasileiro, qualquer que seja o ângulo em que ele se ponha a observá-lo".

O deputado Marcondes Gadelha (PSB/PB) também fez questão de falar em favor do Projeto. “ O rio São Francisco tem a maior geração de água individualmente para o Brasil, isso responde a crítica que de que o rio não tem água. Certamente o rio tem mais água hoje do que quando foi descoberto em 1501”. Gadelha explicou também “que o propósito maior e que engloba todas as ações, pode se chamado de segurança hídrica e que o Projeto São Francisco é casado com um projeto de revitalização”.
Leia mais no site www.mi.gov.br :
Geddel Vieira Lima debate no Senado o Projeto São Francisco http://www.mi.gov.br/saofrancisco/noticias/noticia.asp?id=3138
Investimentos na revitalização do rio São Francisco chegaram a R$ 534,7 milhões em 2007
http://www.mi.gov.br/saofrancisco/noticias/noticia.asp?id=3137
Projeto São Francisco tem 36 planos e programas ambientais
http://www.mi.gov.br/saofrancisco/noticias/noticia.asp?id=3136
Projeto São Francisco: a realidade que une recursos hídricos com geração de emprego e inclusão social
http://www.mi.gov.br/saofrancisco/noticias/noticia.asp?id=3135

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.